BNDigital

Império do Brasil | Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos em 1876 – Mammoth Cave

09 jul 2020

Artigo arquivado em Império do Brasil
e marcado com as tags 1876, Biblioteca Nacional, Caverna, Dom Pedro II, Estados Unidos, Mammoth Cave

D. Pedro II participou da inauguração da Exposição Universal da Filadélfia (Centennial Exhibition) em 10 de maio de 1876, e logo a seguir reiniciou suas viagens pelos Estados Unidos.

Após visitar as cidades de Wilmington (Delaware), Baltimore (Maryland) e Cincinnati (Ohio), D. Pedro e comitiva chegaram a Louisville (Kentucky) em 16 de maio. Nesse dia D. Pedro explorou durante algumas horas a famosa Mammoth Cave.

D. Pedro e comitiva seguiram viagem para Saint Louis (Missouri), onde embarcariam num vapor no Rio Mississípi rumo aos estados do Sul.

Mammoth Cave é o mais extenso sistema de cavernas do mundo, com inúmeras grutas e túneis ainda não completamente explorados; atualmente cerca de 600 km são conhecidos. Possui grande valor geológico e ecológico, e grande quantidade de fósseis. Em 1941 foi estabelecido o Parque Nacional de Mammoth Cave; em 1981 foi inscrito como Patrimônio Mundial da Unesco, e em 1990 foi classificado como Reserva Internacional da Biosfera.

O jornal “O Novo Mundo”, em junho de 1872, descreve assim a Mammoth Cave:

“A maior das cavernas do mundo é a do Kentucky. Consiste ella de uma série de cavernas que se communicam entre si por immensas veredas. Da entrada ao fundo da caverna, que se tem explorado até hoje ha quatro leguas em linha recta. Dentro da caverna ha um rio […] A temperatura ordinaria da cova durante o anno é 59º Fahr [15ºC]. Ás vezes o ar n’uma direcção e outras na direcção opposta, e se diz no Kentucky que a caverna aspira e respira o ar, segundo elle entra ou sáe. O que causa esta ‘respiração’ da caverna é a variação da temperatura da parte de fóra, ácima ou abaixo da média de 59º. […] Logo depois encontra-se uma grande ‘rotunda’ de 112 palmos de altura e 240 palmos de diametro [ca. 25x55m]. Dessa rotunda derivam-se muitos caminhos, que vão ter a logares diferentes. […] Ha muitos centenares de veredas e avenidas em que nenhum ser humano jamais entrou.”

Algumas imagens ilustram essa matéria de O Novo Mundo:

“A Caverna Mammoth nos Estados Unidos: visitantes a ponto de descerem”

“O ‘Templo Gothico’”, “O ‘Pulpito’”, “A entrada da cova”, “O ‘Abismo insondavel’”