BNDigital

Império do Brasil | Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos em 1876 – Nova Iorque (final)

23 jan 2021

Artigo arquivado em Império do Brasil
e marcado com as tags 1876, Biblioteca Nacional, Brooklyn Bridge, Dom Pedro II, East River, Estados Unidos, EUA, Fulton Ferry, Hell Gate, Nova Iorque, Ponte, Ponte Do Brooklyn, Secult

Nova Iorque foi o ponto de chegada e de partida da viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos. Ele chegou no dia 15 de abril de 1876 acompanhado pela Imperatriz D. Teresa Cristina Maria e sua comitiva.

Durante quase três meses, D. Pedro percorreu o país de Leste a Oeste, de Norte a Sul, conhecendo a maior parte dos Estados e as cidades mais importantes. Visitou inúmeras instituições públicas e privadas, museus, bibliotecas, igrejas, escolas, universidades, teatros, fábricas, participou de diversos eventos culturais e científicos. Demonstrava grande conhecimento e profundo interesse nos mais diversos assuntos, e anotava tudo em seu diário. Os Estados Unidos, especialmente as cidades dos estados do Norte, encontravam-se em pleno desenvolvimento na segunda metade do século XIX.

Em abril o Imperador partiu rumo à Costa Oeste em um trem pela Pacific Railroad, uma das primeiras ferrovias transcontinentais construídas.

Em maio retornou à Costa Leste. Participou da inauguração da Exposição Universal da Filadélfia (Centennial Exhibition), celebrando o Centenário da Independência dos Estados Unidos. Percorreu algumas cidades do Meio-Oeste, e embarcou em um vapor pelo Rio Mississipi rumo aos Estados do Sul. Em junho chegou até o Canadá. Retornou a Nova Iorque no início de julho.

Em seus últimos dias na cidade, dentre diversas outras instituições, D. Pedro visitou a estação Fulton Ferry e duas grandes obras de engenharia que estavam em andamento na cidade: as obras subterrâneas do Hell Gate e a construção da Ponte do Brooklyn.

Fulton Ferry foi a primeira rota de balsas no East River ligando Manhattan e Brooklyn. Foi fundada em 1814 por Robert Fulton (1765-1815), inventor e engenheiro norte-americano.

Hell Gate é um canal no trecho do East River entre o atual bairro de Queens e as Ilhas Randalls e Wards. Era de difícil navegação devido à sua profundidade irregular, com grandes rochas. Em 1851 iniciou-se um trabalho de desobstrução do estreito com explosivos, tarefa que ocorreu até o início do século XX.

A Ponte do Brooklyn é uma ponte suspensa estaiada que atravessa o East River entre Manhattan e Brooklyn. As obras tiveram início em 1869, e a ponte foi inaugurada em 1883; possui ca. 1.800m (ca. 6.000 pés) de extensão. Em 1964 foi designada um Marco Histórico Nacional.

Na noite antes da partida, houve um concerto de despedida no hotel onde o Imperador e a Imperatriz estavam hospedados (Buckingham Hotel, em Manhattan).

Em 12 de julho D. Pedro II e comitiva embarcaram no vapor Rússia rumo à Europa.

Vista panorâmica de Nova Iorque publicada no periódico “O Novo Mundo” em dezembro de 1870.

“A grande ponte entre New York e Brooklin, e a estação da ‘Fulton Ferry’ em New York”, ilustração publicada em “O Novo Mundo” em abril de 1874.

(Seção de Iconografia)