BNDigital

Jornal do Ceará

13 mar 2015

Artigo arquivado em Hemeroteca

O cenário político no Segundo Reinado foi dominado por dois partidos: o Liberal e o Conservador. Os liberais, mais fortes nas províncias, eram, em tese, favoráveis à descentralização política, a um sistema de educação isento de controle religioso e à ruptura do monopólio da terra, o que significaria ampliar os poderes das províncias e municípios – idéias a que se opunham, em sua grande maioria, os conservadores. Este o quadro mais amplo em que se deram a disputa política no Brasil e, em boa parte, as polêmicas políticas e ideológicas travadas pela imprensa política no período.

Criado no dia 3 de janeiro de 1868, em continuidade ao jornal Progressista, o Jornal do Ceará expressava na província os anseios liberais, como revela a apresentação do primeiro número:

“O Progressista cede hoje o passo na arena jornalística ao Jornal do Ceará. Sectário, que foi, das ideias liberais, o Progressista desaparece levando a consciência de quem em todo tempo de seu viver laborioso e esforçado, não as trahiu. Prosseguir na propaganda e defesa das mesmas ideias e princípios, que se resumem na situação política, sob cuja influencia caminha o paiz, é a tarefa do Jornal do Ceará, iniciando-se nas [trecho ininteligível] do pensamento. Servir a ideia, antes do que á pequenos interesses e paixões pessoaes, este é o caminho, que nos propomos trilhar, como o mais proprio a acalmar os espíritos, chamando-os ao estudo das questões de interesse geral, de preferência ás contendas estéreis, que exgotam as forças, e estragam o paiz. O Jornal do Ceará nunca será o facho de discórdia ateiado entre os coripheus da mesma cauza; jamais esquecerá essa fraternidade, que gera a homogeneidade de crenças, quando nas crenças há sinceridade em vez de hypocrisia, sentimentos d’alma, e não torpe especulação. Se todos trabalhamos no mesmo intuito, o triumpho de ideias, por que não fraternisaremos leaes e sinceros? A ideia liberal é uma frondosa arvore, á cuja sombra encontrarão abrigo seguro e alentador todos que a procurarem leaes e convictos. A ideia acima das pessoas: tal é a divisa do Jornal do Ceará, que surgindo á luz da publicidade, saúda á seus collegas da imprensa; e dos homens, que miram ao triumpho brilhante da liberdade modelada pela rasão esclarecida, espera franca cooperação e auxilio em desempenho da sua missão.”

Publicado em Fortaleza na Typographia de Odorico Colás, na rua Formosa 89, começou divulgando os atos oficiais da administração Pedro Leão Velloso. De circulação diária, exceto às segundas-feiras e “dias santos de guarda”, oferecia assinatura anual – 12:RS (capital) / 14:RS (interior) e mensal – 6:RS (capital) / 7:RS (interior). Tinha quatro páginas, com três colunas, e apresentava seções recorrentes como Parte Official, Interior, Exterior, Jornal do Ceará, Noticiário, Publicação Solicitada e Anúncio.

A Biblioteca Nacional tem 141 números, todos referentes a 1868.