BNDigital

Literatura | Álvares de Azevedo

24 set 2020

Artigo arquivado em Literatura
e marcado com as tags Álvares Azevedo, Biblioteca Nacional, Lira dos Vinte Anos, Literatura Brasileira, Poetas do Romantismo, Romantismo, Romantismo Brasileiro

Essa imagem de Manoel Antonio Álvares de Azevedo figura entre os 500 retratos presentes nos 12 volumes da obra Sonetos brasileiros: desenhos de sonetos.

O Romantismo foi um movimento cujo escopo teve reverberação mundial nos vários segmentos da arte. Surge na busca da realização individual que reage às ideias do Liberalismo resultante da industrialização e ascensão da burguesia. De forma geral, reage à racionalidade neoclássica enfatizando o subjetivo e emocional. O trabalho do artista supera em importância à obediência a formas.

O poeta nasceu em São Paulo e logo veio para o Rio. Já em 1840 recebe elogios do diretor do colégio, impressionado com o desempenho do menino. Volta a São Paulo para cursar a faculdade de Direito, durante o qual realiza traduções como a da Parisina de Lord Byron além de textos de Shakespeare.

Álvares de Azevedo figurou na chamada segunda geração do Romantismo brasileiro. Em suas linhas encontramos o Mal do século do Byronismo onde o egocentrismo pessimista e infeliz do protagonista contracena com a pálida e lasciva amada. Entretanto o poeta não circunscreve sua obra em pessimismo uma vez que ali também encontramos ironia e até crítica em relação ao próprio Romantismo. O escritor morreu aos 20 anos e sua obra, sendo a mais conhecida a Lira dos vinte anos, foi publicada postumamente.

Seção de Iconografia