BNDigital

Literatura | Evaristo da Veiga

08 out 2020

Artigo arquivado em Literatura
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Compositores, Deputados de Minas, Dom Pedro Músico, Hinos Brasileiros, Independência do Brasil, Jornalistas Brasileiros, Poetas Brasileiros, Política Brasileira, Sonetos Brasileiros

Evaristo Ferreira da Veiga e Barros é o patrono da cadeira n°10 da Academia Brasileira de Letras por escolha de Rui Barbosa. O retrato em destaque figura na coleção Sonetos Brasileiros, coleção composta por 12 volumes de retratos de escritores realizados por M.J.Garnier, organizada por Laudelino Freire, toda digitalizada e acessível na BNDigital.

Evaristo da Veiga era filho de um livreiro e em 1823 tinha sua própria livraria, comércio do qual viveu até sua morte em 1837. Adquiriu o periódico Aurora Fluminense que era quase todo composto por artigos, crônicas de cunho político, de sua autoria. Nos escritos lutava por suas ideias liberais. É considerado o primeiro jornalista brasileiro.

Consta da Seção de Manuscritos da FBN, como indicado abaixo, um poema de sua autoria, de 9 de outubro de 1822, intitulado A Aclamação do Imperador. Evaristo da Veiga foi o autor da letra do Hino Constitucional Brasiliense, sendo que a maioria dos versos, na verdade, é anterior ao evento da proclamação da Independência. A poesia havia sido musicada pelo maestro Marcos Antônio da Fonseca Portugal, que fora professor de música do jovem D. Pedro. Em 1824, o imperador aprecia os versos de Evaristo, compõe outra música para o que passa, então, a ser o Hino da Independência. Ainda de cunho essencialmente patriótico, compôs o Hino Marcial e suas poesias foram publicadas em 1915 nos Anais da Biblioteca Nacional.

No exercício efetivo da política, efetivou 3 mandatos como deputado por Minas Gerais e foi um dos fundadores da Sociedade Defensora da Liberdade e da Independência Nacional.

(Seção de Iconografia)



Ainda no acervo:

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss_I_07_15_019/mss_I_07_15_019.pdf

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss_I_07_15_020/mss_I_07_15_020.pdf

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/pas_mus/1049978.mp3