BNDigital

Literatura | Moacyr Scliar, escritor brasileiro

27 fev 2021

Artigo arquivado em Literatura
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Escritores Brasileiros, Moacyr Scliar, Secult

Natural de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Moacyr Jaime Scliar nasceu em 23 de março de 1937. Importante escritor brasileiro pode ser identificado como contista, ensaísta, romancista e cronista em virtude da variada composição de sua obra. Escreveu para os jornais Folha de São Paulo e Zero Hora, teve livros adaptados para o universo cinematográfico e escritos traduzidos para diferentes países. O reconhecimento de sua trajetória literária pode ser evidenciado com a presença dos prêmios conquistados tais como Prêmio Jabuti, Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte e Casa de las Americas. Além disso, no ano de 2003 passa a integrar a Academia Brasileira de Letras.

Com formação em medicina, iniciada em 1955 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, publica o seu primeiro livro em 1962, mesmo ano em que conclui o curso. Histórias de Médico em Formação reúne uma série de narrativas do tempo oriundas do estágio na Santa Casa de Misericórdia e demonstra, desde cedo, a conciliação entre a carreira de escritor e médico, que se complementam e são percorridas concomitantemente.

Enquanto médico atuou, principalmente, na área da saúde pública com foco no bem-estar da população de baixa renda. Participou ativamente das campanhas voltadas à erradicação da varíola, da febre amarela e da paralisia infantil. No meio acadêmico foi professor na Faculdade Católica de Medicina, atual Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, contribuindo para formação de inúmeros futuros médicos.

Sua carreira na literatura ainda conta com diversas obras, muitas podendo ser encontradas no acervo da instituição. Como por exemplo, A Guerra no Bom Fim (romance, 1972), A Estranha nação de Rafael Mendes (romance, 1983), A orelha de Van Gogh (contos, 1989), A majestade do Xingu (romance, 1997), A mulher que escreveu a Bíblia (romance, 1999), entre outras. Além disso, é possível se deliciar na BN Digital com o seguinte texto datilografado contendo correções manuscritas.

Após sofrer um acidente vascular cerebral, Moacyr Scliar nos deixa em 27 de fevereiro de 2011. Contudo, o autor permanece presente por meio de sua obra, a cada leitura e releitura de seus escritos.

(Seção de Iconografia)