BNDigital

Meio Ambiente | Celebrado o primeiro dia mundial dos oceanos coincidindo com a ECO-92 que ocorria no Rio de Janeiro - 8 de junho de 1992

08 jun 2021

Artigo arquivado em Meio Ambiente
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Conferências Mundiais, Conferências Sobre o Meio Ambiente, Ecologia, Gravadores, Oceanos e Sustentabilidade, Organização das Nações Unidas, Oswaldo Goeldi, Preservação do Meio Ambiente, Secult, Xilogravura

Em 1966, Aurelio Peccei e Alexander King, fundam o Clube de Roma, um grupo de pessoas que se reúnem para debater vários assuntos, principalmente, referentes ao meio ambiente e sustentabilidade. O relatório resultante desses debates é considerado um dos primeiros estudos sobre preservação ambiental. Na década de 1970, o assunto começa a merecer mais destaque e a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente declara o Manifesto Ambiental com princípios fixados para esse tema fundamental.

Posteriormente, os conceitos difundidos na chamada comissão Brundtland acabaram por conduzir a uma nova conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a chamada ECO-92, sediada no Rio de Janeiro. Nesse evento, também conhecido como Cúpula da Terra, Cimeira do Verão, Conferência do Rio de Janeiro e Rio 92, foi reconhecido o conceito de desenvolvimento sustentável e a consequente necessidade de proteção do meio ambiente.

Na conferência foi instituído o Dia Mundial dos Oceanos,expressão do reconhecimento da importância desse elemento fundamental para o equilíbrio na vida do planeta. Neste ano de 2021, o tema escolhido para celebrar a data é:"Os oceanos: vida e subsistência".

Homenageando o oceano, vemos aqui a gravura Fundo do mar. Essa obra é elaborada com a técnica resultante do desenho escavado na madeira, então entintada e impressa, a xilogravura. Esse foi um dos principais meios de expressão desse brilhante artista, Oswaldo Goeldi. A Biblioteca Nacional conta com um acervo expressivo de trabalhos do gravador, que apresenta nessa gravura seu pedacinho de oceano bem colorido e cheio de vida. A vida no mar e os pescadores são temas bem explorados por Goeldi.

(Seção de Iconografia)


Goeldi, Oswaldo. Fundo do mar. Xilogravura, col.