BNDigital

Memória | Nilo Peçanha cria as EAAs - 23 de setembro de 1909

23 set 2020

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags Álbum de Vistas do Rio, Biblioteca Nacional, Educação, Ensino Profissionalizante, Escolas de Aprendizes Artífices, Luiz Musso Fotógrafo, Nilo Peçanha, Presidência Interina, Presidente e Ministros, Presidentes do Brasil

Nilo Procópio Peçanha nasceu em Campos, na então província do Rio de Janeiro, em 1867. Formou-se em Direito em Recife, em 1887. Iniciou na política apoiando os movimentos abolicionista e republicano. Em 1903 assume como presidente do Estado do Rio de Janeiro e defendendo um caminho de modernização através de medidas que favorecessem a agricultura e a indústria, cria 4 escolas profissionais no estado, em Campos, Petrópolis, Niterói, e Paraíba do Sul, sendo as três primeiras, para o ensino de ofícios e a última dedicada à aprendizagem agrícola.

Como vice presidente do Brasil, assume interinamente a presidência em virtude da morte de Afonso Pena. Através do Decreto 7.566 de 23 de setembro de 1909 cria, nas capitais dos estados, as Escolas de Aprendizes Artífices (EAAs) destinadas ao ensino profissional, primário e gratuito. O objetivo seria habilitar os alunos aprendizes nas seguintes profissões: carpinteiro – marceneiro, sapateiro, correeiro· seleiro, alfaiate, funileiro – bombeiro, sericultor· apicultor e jardineiro. Anexo às elas havia escolas noturnas com o ensino primário assim como o de noções relativas às profissões escolhidas.

A imagem apresentada consta de um álbum do fotógrafo Luiz Musso, Vues de Rio de Janeiro. São fotogravuras de vistas do Rio de Janeiro mostrando o projeto de remodelação do centro da cidade. O conjunto de retratos ocupa a primeira página do álbum e mostra Nilo Peçanha cercado pelos ocupantes dos 7 ministérios.

Seção de Iconografia