BNDigital

Memória | O primeiro programa do rádio brasileiro, o “Repórter Esso”

21 nov 2020

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Radiojornalismo, Radiotelevisão, Repórter Esso

Primeiro programa de radiojornalismo no Brasil, o Repórter Esso se consolidou como uma das principais referências de notícias em escala internacional. A criação jornalística patrocinada pela companhia norte-americana Standard Oil Co.of Brazil com apoio do serviço telegráfico da United Press se insere no contexto da política de boa vizinhança estabelecida entre Brasil e E.U.A. Vinculado ao Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) do governo Vargas, o Repórter Esso, originalmente lançado em 1935 na cidade de Nova Iorque, repercutia o êxito da campanha pró-americana através das 60 emissoras distribuídas para mais de 15 países do globo.

Inaugurado em 28 de agosto de 1941, o programa dedicou-se aos desdobramentos da segunda guerra mundial, intensificando sua cobertura nos momentos mais críticos da guerra.Inicialmente exibido quatro vezes ao dia a partir das 8hs, o Repórter Esso era transmitido simultaneamente pela Rádio Nacional direto do histórico edifício “A Noite” no Rio de Janeiro e pela Rádio Record em São Paulo. O programa atuava diariamente, exceto aos domingos. Anos depois ampliou as redes de transmissão para os estados de Minas Gerais pela rádio Inconfidência, Farroupilha em Porto Alegre e Rádio Clube de Pernambuco, no Recife a partir de 1942.

Muitos locutores passaram pelo programa, entre eles Dalmácio Jordão, Kalil Filho, Gontijo Teodoro, Luís Jatobá, Paulo Benedito e Ruy Rezende, conferindo ao jornal falado o selo de confiabilidade e prestígio compartilhado pelos “rádio ouvintes”. O primeiro locutor foi Heron Domingues, gaúcho de São Gabriel, um dos mais notáveis locutores da rede, foi chefe do departamento de jornais falados da Rádio Nacional, apresentando furos memoráveis, foi agraciado com a medalha de guerra pelos serviços prestados à pátria. Permaneceu por 18 anos à frente do programa.

Dotado de “alto espírito jornalístico”, o Repórter Esso contava com edições extraordinárias, antecipando acontecimentos que mudaram o curso da história no Brasil e no mundo. Assim reportou os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki em 1945, noticiou o suicídio de Getúlio Vargas em 1954, a morte de Carmen Miranda, em 1955, entre tantas outras notícias.

Já o noticiário televisivo, agora intitulado “O Seu Repórter Esso” foi inaugurado a 10 de abril de 1952 pela emissora Tupi. Assim como o rádio que apresentava o slogan “O primeiro a dar as últimas”, no meio televisivo o recurso dava lugar a uma chamada em tom de urgência:''E atenção, muita atenção! Aqui fala o seu Repórter Esso, testemunha ocular da História''.

O Repórter Esso encerrou suas atividades em 31 de dezembro de 1968, a tempo de noticiar a instauração do Ato Institucional nº5, decretado em 13 de dezembro daquele ano. Foram 30 anos de serviço informativo de alcance nacional, marcando gerações.

(Seção de Iconografia)


Jornal o Imparcial de 1941