BNDigital

Música | Dicró, cantor e compositor brasileiro

14 fev 2021

Artigo arquivado em Música
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Dicró, Música Brasileira, Sambistas, Secult

Carlos Roberto de Oliveira, mais conhecido como Dicró, é lembrado pela irreverência das composições sobre os subúrbios do Rio de Janeiro.Nascido na Baixa Fluminense, de origem humilde, teve a vida embalada pelo samba. Com influências de pontos da Umbanda e de sambas cantados por sua mãe, Dicró era figurinha fácil nas rodas de samba da região. Seu apelido e nome artístico é decorrente de sua assinatura nas composições, suas iniciais CRO, junto com o pronome DE que logo depois, se transformou em Dicró.

Dicró era compositor e foi autor de sambas enredos de grandes escolas, como, Beija-Flor e Grande Rio. Conhecido pelas letras de duplo sentido, o samba irreverente ganhou um novo rosto. Além de registrar o cotidiano dos subúrbios, Dicró era crítico à realidade do local, polícia, meliantes, adúlteros, ninguém escapava às suas letras, muito menos as sogras. Um local que recebeu atenção do cantor foi a Praia de Ramos, atual, Piscinão de Ramos, ponto de encontro certo da população da região da Leopoldina, no verão carioca.

Desde a década de 70, Dicró participou de diversos programas de televisão, com músicas em novelas, lançou 14 álbuns e se apresentou nos mais variados locais, quadra de escola de samba, penitenciárias, universidades e na tão querida Praia de Ramos. Um artista popular, com linguagem simples que marcou o modo de se fazer samba no país. O cantor faleceu aos 66 anos, em 2012, em decorrência de um infarto.

Na reportagem, em destaque, de 1983, o cantor contou um pouco de sua trajetória, que não gostava de fazer músicas tristes e o motivo do sucesso. O modo de compor, simples, com duplo sentido e alegria, era de fácil compreensão para os mais simples, fato pelo qual seus cds eram vendidos com rapidez nas lojas do subúrbio. Para acessar a reportagem completado Jornal do Comércio, acesse o link.

(Seção de Iconografia)