BNDigital

Música | Donga e o samba urbano carioca

04 set 2020

Artigo arquivado em Música
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Donga, Música Popular Brasileira, Pelo Telefone

Donga (1889-1974) passou para a história da música popular brasileira como o autor do primeiro samba gravado, o famoso “Pelo Telefone”. Este fato é apenas um detalhe de sua participação muito mais ampla e rica na trajetória da música urbana carioca.

De fato,“Pelo telefone” não foi a primeira composição gravada com o nome “samba” impresso no selo, nem era propriamente um samba, estava mais para o maxixe, longe do que hoje conhecemos como samba, fenômeno musical ainda em gestação naquela época. A novidade que Donga executou, com maestria, foi inaugurar uma estratégia de divulgar e fazer circular musica popular. Ao registrá-la na Biblioteca Nacional, ultrapassou os tradicionais limites da criação coletiva e anônima da época. Preocupou-se em estabelecer o direito de autoria numa época em que o plágio em música não causava muita espécie. Além disso, construiu uma estratégia de marketing.

Divulgou na imprensa sua música através do amigo Vagalume, no Jornal do Brasil, fez uma primeira audição para a imprensa antes de registrar a música e convocou o amigo jornalista Mauro de Almeida para parceiro. Antes mesmo do carnaval a música já era um sucesso.

A importância de Donga está na própria raiz da música popular urbana carioca. Ligado desde suas origens a dois dos principais elementos formadores dessa música – os ranchos e os grupos de choro – Donga acompanhou como compositor, instrumentista e diretor de grupos musicais, uma fase da música brasileira em que vários gêneros rítmicos estão se consolidando, o samba, entre eles. Donga integrou o primeiro conjunto de música popular brasileira a fazer sucesso no exterior, os Oito batutas. Fez sucesso com o grupo “Diabos do Céu”, o grupo da “Velha Guarda” e chegou a ter sua música cantada por um coral de 45 mil crianças, no campo do vasco da Gama, regido pelo maestro Villa Lobos na comemoração do 7 de setembro em 1940. Fez sucesso e fez escola.

(Seção de Iconografia)


DONGA. Pelo telephone: samba carnavalesco de grande successo. Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Artes Graphicas, [191?]. 4 p.