BNDigital

Música | Luiz Gonzaga, o rei do baião

02 ago 2020

Artigo arquivado em Música
e marcado com as tags Baião, Biblioteca Nacional, Luiz Gonzaga, Nordeste, Sanfoneiro

“Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação”


Dono de composições marcantes, que falam do nordeste brasileiro, do povo, da fé, da sanfona, das festas e lutas diárias, Luiz Gonzaga é um artista que cantou o nosso país. Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em 13 de dezembro de 1912, no povoado do Araripe, em Exu, no interior de Pernambuco. Filho de Ana de Jesus e Januário dos Santos, cresceu na roça e observava seu pai que tocava e consertava acordeão nas horas livres. Luiz aprendeu a tocar acordeão com seu pai e jovem já se apresentava em forrós e eventos regionais.

Com 17 anos Luiz Gonzaga fugiu de sua terra natal, após um namoro proibido. O compositor foi para Fortaleza e ingressou para o Exército brasileiro, onde serviu por 9 anos, entre 1930 e 1939. Neste período, enquanto esteve em Juiz de Fora, MG, pode intensificar o toque da sanfona. Após a saída do Exército, Gonzaga decidiu dedicar-se a carreira musical, no Rio de Janeiro, então capital do país. O artista apresentava-se em casas de festas e bares da região central da cidade, depois, começou a apresentar-se em programas de calouro. Em 1940 tirou a sorte grande com sua apresentação no programa de Ary Barroso, com a música “Vira e Mexe”.
Após seu contrato com a rádio nacional, Gonzaga, ao conhecer outros artistas, passou a se apresentar com roupas de vaqueiro,modo pelo qual ficou conhecido. A marcar registrada do cantor, a sanfona e o baião, ritmo que lhe consagrara. “Asa Branca” composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira foi uma das principais músicas responsáveis pelo sucesso e projeção nacional do artista. Ao expor a realidade de muitos nordestinos com a seca e suas consequências.

Na vida pessoal, em seus dois relacionamentos, foi pai de Luiz Gonzaga Junior, que também cantor e compositor e Rosa. Durante os anos 80 travou intensa luta contra o câncer de próstata e faleceu, em decorrência de uma internação, de parada cardíaca. O artista brasileiro deixou seu legado musical e levou a sanfona e o nordeste brasileiro pra muitos lugares, incluindo o exterior.

Abaixo é possível acessar a notícia do falecimento de Luiz Gongaza, do Jornal do Brasil.
http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=030015_10&pagfis=196287