BNDigital

Série Documentos Biográficos | Pedido de Prolongamento de Licença de Jean-Baptiste Debret

02 ago 2022

Artigo arquivado em Série Documentos Biográficos

O “Projeto Documentos Biográficos: um retrato da vida cotidiana do Império (1808-1868)”, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional, o CONARQ e a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o pedido de prolongamento da licença médica de Jean-Baptiste Debret.

Após ter feito sua solicitação, na data de 15 de julho de 1831, para retornar à França, para cuidar de sua doença pelo prazo de três anos, em outro documento encaminhado ao Ministério do Império, o suplicante remete um novo pedido ao Governo Brasileiro para prolongar sua licença e poder assim, conseguir mais tempo para tratar de sua enfermidade.

Datada de 1 º de setembro de 1834, a carta se refere ao atual estado de saúde de Debret. Ele informa que permanece doente e impossibilitado de trabalhar, e irá precisar de mais tempo, por não estar ainda curado. Também não estaria em condições de viajar por mar até o Brasil.

Acompanhando a carta, há um atestado médico, anexado, em francês, que descreve a doença de Debret e afirma que esta o impede de retornar ao Brasil. Segundo o atestado médico, Jean-Baptiste Debret tivera um reumatismo na articulação tibiotársica do tornozelo direito e, nessa mesma perna uma ruptura do tendão do músculo plantar, o que causava dores intermitentes, impossibilitando-o de fazer a longa viagem da França para o Brasil. De acordo com a avaliação do médico, permanecer no seu país natal era uma condição indispensável para recuperar sua saúde.

O documento possui quatro páginas e está disponível no site da BN Digital

Para mais informações, basta acessar o link:

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss1244847_48/mss1244847_48.pdf

 

 Referências:

INÁCIO, Rodrigo Fabrizzio et al. Contribuição ao estudo anatômico e morfométrico do músculo plantar. Perspectivas Médicas, v. 20, n. 1, p. 13-16, jan. / jun. 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2432/243217682004.pdf. Acesso em: 22 maio 2022.

CARMO, Rafael Lourenço do. Articulação do tornozelo. In: KENHUB, 2022. Disponível em: https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/articulacao-do-tornozelo. Acesso em: 22 maio 2022.