BNDigital

Série Documentos Biográficos | Pedido de Retorno à França de Jean-Baptiste Debret

28 jun 2022

Artigo arquivado em Série Documentos Biográficos

O “Projeto Documentos Biográficos: um retrato da vida cotidiana do Império (1808-1868)”, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional, o CONARQ e a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o pedido de concessão de licença de Jean-Baptiste Debret para retornar à França e tratar de doença.

O requerente fez seu pedido em Julho do ano de 1831, para que retornasse ao seu país em busca de tratamento para erisipela, conforme consta no atestado médico, que acompanha seu requerimento. Relata que a doença o afligia desde setembro do ano de 1830

O médico que tratou de sua doença era Claudio Luiz da Costa, Cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro, que dentre outras condecorações, fora cirurgião-mor da Divisão Militar da Guarda da Polícia. Ele atesta para os devidos fins que João Baptista de Bret – assim é mencionado o seu nome - encontra-se extremamente doente, e seu retorno à França seria importante para seu tratamento.

Jean-Baptiste Debret chegou ao Brasil em 1816. Fez parte da “Missão Artística Francesa”, chefiada por Joachim Lebreton, um intelectual francês, que atuou como chefe da Seção de Museus, Conservatórios e Bibliotecas, do Ministério do Interior francês. A missão tinha o intuito de criar uma Escola de Belas-Artes e propiciar o ensino das artes, na América portuguesa.

Debret foi contratado pela corte portuguesa para trabalhar como decorador na cidade do Rio de Janeiro em eventos como a aclamação de Dom João VI como imperador do Brasil no ano de 1818. Foi também professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes. Recebeu do imperador D. Pedro I o título honorífico da comenda da Ordem de Cristo, ordem militar e religiosa utilizada para condecorar indivíduos importantes e de grande estima para o país.

Assim, passados quinze anos de sua permanência no Brasil, trabalhando na Corte Brasileira, Jean-Baptiste Debret pediu para voltar à França para o tratamento de sua doença.

Seu requerimento foi deferido, conforme pode ser atestado por anotação manuscrita à margem, na primeira página. Na França, Debret publicou seu livro “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, entre 1834 e 1839. Morreu na cidade de Paris, em 28 de Junho de 1848.

O documento tem 3 páginas e está presente no site da BN Digital.

Para mais informações, basta acessar o link:

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss1244849_50/mss1244849_50.pdf

 

Referências:

MEMÓRIA da Administração Pública Brasileira. In: JOAQUIM Lebreton. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2022. Disponível em: http://mapa.an.gov.br/index.php/publicacoes/70-assuntos/producao/publicacoes-2/biografias/397-joaquim-lebreton. Acesso em: 30 maio 2022.

Leenhardt, Jacques. "Jean-Baptiste Debret: um olhar francês sobre os primórdios do império brasileiro". Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 509-523, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sant/a/JkgR4dbN4xdVps3bvFjMtJq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 maio 2022.

JEAN-BAPTISTE Debret. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18749/jean-baptiste-debret. Acesso em: 30 maio 2022.

BIBLIOTECA Nacional Digital-Brasil. In: Neves, Lúcia Maria Bastos Pereira das. A missão artística francesa. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2022. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/dossies/rede-da-memoria-virtual-brasileira/costumes/a-missao-artistica-francesa/. Acesso em: 30 maio 2022.