BNDigital

Sociedade Central de Immigração

03 jul 2015

Artigo arquivado em Hemeroteca
e marcado com as tags Crítica política, Desenvolvimento rural, Imigração, Liberalismo, Questões agrárias, Rio de Janeiro, Segundo Reinado, Xenofobia

Sociedade Central de Immigração foi um boletim informativo da entidade de mesmo nome, também responsável, num segundo momento, pela publicação de A Immigração, jornal que teve maior longevidade. Impresso inicialmente na Typographia Universal de Laemmert (para depois mudar para a tipografia de Machado & Cia.), o boletim veio a lume no Rio de Janeiro (RJ) em 1º de dezembro de 1883, pouco depois da fundação da própria sociedade, e teve sede primeiro no nº 71 da Rua dos Inválidos, mudando, posteriormente, para o nº 18 da General Camara.

Segundo seu “Manifesto de 25 de Novembro”, publicado em ambos os periódicos, o grupo que os editava tinha como prioridade “promover, por todos os meios directos e indirectos ao seu alcance, o augmento da emigração europea para o Brazil”. Visando difundir no Brasil a idéia da imigração europeia, informar o imigrante europeu, trabalhar politicamente pelas reformas que julgava necessárias e, num segundo momento, divulgar na Europa a imigração para o Brasil, ambas as publicações eram redigidas pela própria diretoria da sociedade, um grupo composto por figuras liberais de certa importância frente ao Império.

A Sociedade Central de Immigração foi fundada por três destacados imigrantes alemães: o jornalista e deputado provincial pelo Rio Grande do Sul Karl Von Koseritz, Hermann Blumenau, fundador da colônia de mesmo nome em Santa Catarina, e Hugo Gruber, editor do periódico Allgemeine Deutsche Zeitung no Rio de Janeiro. A iniciativa se manteve de 1883 a 1891, tempo em que seus diretores se empenharam em fazer uma ampla campanha em favor não só da imigração europeia no Brasil: uma série de reformas quanto ao sistema latifundiário era proposta. Realizando a crítica da sociedade brasileira sob um viés liberal, a Sociedade Central de Immigração tinha suas próprias noções sobre como mudar a estrutura do país. Assim, seus filiados se reuniam regularmente, remetendo tanto para o governo quanto para os jornais cartas e petições, além da publicação de A Immigração e do boletim Sociedade Central de Immigração.

Michael M. Hall, no artigo “Reformadores de classe-média no império brasileiro: a Sociedade Central de Imigração”, esclarece alguns detalhes sobre a Sociedade Central de Immigração – e, portanto, a linha condutora de seus posicionamentos através de seus periódicos:
A Sociedade Central foi (...), em geral, dirigida por indivíduos da nova classe média-alta urbana, sobretudo intelectuais, profissionais independentes com treinamento científico e técnico, altos funcionários públicos e negociantes envolvidos no comércio externo. Praticamente todos os líderes tinham filiação com a Europa, através de nascimento, família, educação ou negócios. Pela sua eloquência, auto-confiança e treinamento técnico, eles demonstraram ser uma nova força na vida brasileira: um grupo de classe média consciente de seus interesses próprios e donos de uma crítica coerente e cabal da sociedade tradicional brasileira. A meta principal da Sociedade Central era a criação de uma forte classe média rural composta de imigrantes europeus que seriam agricultores independentes. A Sociedade criticava com veemência o sistema da grande lavoura que era característico da agricultura brasileira desde o século XVI. (...) A Sociedade proclamava que as grandes propriedades eram irremediavelmente ineficientes e atrasadas, sobretudo porque estavam baseadas na exploração brutal e absurda do trabalho escravo. Alem de difamar os fazendeiros como tiranos feudais sem inclinação a abandonar um sistema de trabalho vicioso e antiquado, a Sociedade tambem os apresentava habitualmente como incompetentes, incapazes ou mal dispostos a aplicar a tecnologia moderna para elevar a produtividade estarrecedoramente baixa das suas propriedades. Por cima de tudo, os fazendeiros eram tidos como socialmente irresponsáveis.

Em sua edição inicial, o boletim Sociedade Central de Immigração publicou o estatuto e a ata da primeira seção preparatória da sociedade homônima, bem como o manifesto supracitado, assinado por nomes que compunham a diretoria: Antônio Luiz von Hoonholtz, José Luiz Cardoso de Salles, Joseph Hermann Von Tautphoeus (respectivamente os barões de Teffé, Irapuá e Tautphoeus), Henrique de Beaurepaire Rohan, Ennes de Souza, Gustavo Trinks, Hugo A. Gruber e A. de Escragnolle Taunay (relator). À época, os fundadores da sociedade não mais pertenciam à sua diretoria; Koseritz havia voltado para o Rio Grande do Sul e Blumenau para a Alemanha. No entanto, os demais diretores eram André Rebouças, Fernando Schmid, João Clapp, Vicente de Souza, Ferreira de Araújo, o major Leite de Castro, o conselheiro Nicolau Moreira e os comendadores Oliveira Lisboa e Malvino Reis.

Ao menos até a 4ª edição do boletim, que apareceu sem registro de data, assim como a 3ª, o periódico publicou novos manifestos, artigos e apelos em geral, focando questões variadas em torno da imigração no Brasil: questões econômicas, trabalhistas, salariais, humanitárias, de transporte e de propriedade territorial, em especial. Em paralelo, a sociedade expunha, através do boletim, suas noções do seria o desenvolvimento rural ideal para o caso brasileiro (ou seja, seu projeto de “democracia rural”), e relatava particularidades da imigração de determinadas nacionalidades, em específico, sem deixar de dar o parecer eurocêntrico da Sociedade Central de Immigração, em cada caso – a imigração chinesa, por exemplo, era repudiada. No entanto, conforme texto extraído de um relatório da entidade publicado entre os números 3 e 4 do boletim, percebe-se que a sociedade também tratou de questões agrárias específicas das colônias habitadas e mantidas por escravos libertos.

Fontes

- Acervo: ao nº 1, de 1º de dezembro de 1883, ao nº 4, sem data.

- BARRETO, Gustavo. Sociedade Central de Immigração: Em defesa do eurocentrismo e contra a “ameaça” do “elemento chinez”, cujo “odio à raça branca é innato”. Disponível em: http://midiacidada.org/sociedade-central-de-immigracao-em-defesa-do-eurocentrismo-e-contra-a-ameaca-do-elemento-chinez-cujo-odio-a-raca-branca-e-innato/. Acesso em: 17 jun. 2015.

- HALL, Michael M. Reformadores de classe-média no império brasileiro: a Sociedade Central de Imigração. In: Revista de História nº 105, 1º trimestre de 1976. Departamento de História, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Disponível em: http://revhistoria.usp.br/images/stories/revistas/105/a08n105.pdf. Acesso em: 17 jun. 2015.