Oswaldo Cruz

Oswaldo Cruz

Oswaldo Cruz (1872-1917)

Oswaldo Gonçalves Cruz foi cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional, no Rio de Janeiro, transformado posteriormente em Instituto Oswaldo Cruz.

Ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1887. Estagiou no Instituto Pasteur de Paris, onde foi discípulo de Émile Roux, desenvolvendo trabalhos sobre toxicologia.

Voltou ao Brasil em 1899 e organizou o combate ao surto de peste bubônica registrado em Santos (SP) e em outras cidades portuárias brasileiras. Demonstrou que a epidemia era incontrolável sem o emprego do soro adequado. Como a importação era demorada à época, propôs ao governo a instalação de um instituto para fabricá-lo. Foi então criado o Instituto Soroterápico Nacional.

Como Diretor Geral da Saúde Pública do Instituto, coordenou as campanhas de erradicação da febre amarela e da varíola, no Rio de Janeiro. Organizou os batalhões de “mata-mosquitos”, encarregados de eliminar os focos dos insetos transmissores. A medida provocou a rebelião de populares contra o que consideram uma invasão de suas casas e uma vacinação forçada o que ficou conhecido como Revolta da Vacina.

Em 1907 representou o Brasil no Congresso Internacional de Higiene de Berlim. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e cavalheiro da Legião de Honra da França. Em 1908, durante uma epidemia de varíola no Rio de Janeiro, foi convidado a sanear a região atingida pela epidemia. Dirigiu a campanha de erradicação da febre amarela em Belém (PA) e estudou as condições sanitárias do vale do Rio Amazonas e da região onde seria construída a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Em 1916, ajudou a fundar a Academia Brasileira de Ciências e, no mesmo ano, assumiu a prefeitura de Petrópolis (RJ). Doente, veio a falecer um ano depois.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oswaldo_Cruz
http://www.e-biografias.net/biografias/oswaldo_cruz.php

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *