BNDigital

Correio Alemão (Deutsche Post)

09 out 2017

Artigo arquivado em Hemeroteca
e marcado com as tags Alemães no Brasil

O correio alemão é um jornal regional de São Leopoldo, uma colônia em Rio Grande do Sul. Ele foi publicado provavelmente em 1880 do Dr. Wilhelm Rotermund.

No único exemplar do “correio alemão”, que estar presente, é de 1893. Nessa edição o artigo principal relata sobre “o futuro do Deutschtum (alemãonismo: da cultura alemã)”. Existe um medo de perder a língua alemã ou então a qualidade do alemão porque se mistura com o português brasileiro. Por causa do contato no cotidiano com os “concidadães de raízes lusitanas” a riqueza da língua, literatura e cultura alemã se perdesse. Isso deveria ser evitado com uma educação escolar alemão, trabalho disciplinado (moral), frequência na igreja (luterana/ católica). Muitas crianças já estiveram mais mimosas - sem observância e ordem - e nem sabiam mais falar alemão de um nível mais avançado. A última intervenção para preservar a “comunidade alemã e a maneira especial dos alemães” seria uma mudança dessas crianças para Alemanha.

Nas partes seguintes tem artigos nacionais e sobre o exterior, assim como anúncios que estão particularmente escrito em português.