BNDigital

Jocopo de Barbari

< Voltar para Exposições virtuais

Jocopo de Barbari


Diversos nomes são atribuídos a esse artista: Francisco de Babilônia, Jacob Walch (Italiano) ou Jacob de Veneza, Jacometto, Jacob de Barberino, Jacob de Barbaris e Jacopo de Barbari. Foi pintor a óleo e em miniatura, nigelador, escultor e gravador a buril e em madeira.

Nascido por volta de 1450, trabalhou como pintor em Veneza e em diversos lugares, como Nuremberg e os Países Baixos, durante a segunda metade do século. Não se sabe ao certo onde nasceu (Alemanha, Holanda, França ou Itália), nem a data de sua morte, que provavelmente se deu em 1515. As gravuras abertas em metal por ele revelam mão hábil em manejar o buril e espírito italiano, mas são desiguais. Jamais desenvolveu a regularidade nas incisões que dá à gravura especial qualidade na execução dos valores tonais.

Suas impressões possuem a aparência de desenhos à caneta, transferidos para o cobre. Notam-se nelas diversas influências, de Bellini e André Mantegna à dos alemães. Muitas se aproximam da maneira de Albrecht Dürer, principalmente das primeiras obras deste mestre.

Sua obra gravada compreende trinta gravuras abertas em metal. A Sagrada Família é uma raríssima gravura a buril, em que se vê a marca do gravador na parte superior, à esquerda.
Anterior Próxima