BNDigital

Exposições

Desde 1880, quando organizou a “Exposição Camoneana” – em comemoração ao tricentenário da morte de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional vem consolidando uma longa tradição na montagem de exposições documentais. Hoje, na BNDigital, o visitante interessado pode acompanhar virtualmente as mais importantes exposições realizadas nos últimos anos pela Biblioteca Nacional.

  • Uma janela para o armazém de periódicos

    Em comemoração ao centenário da Coordenação de Publicações Seriadas (CPS), apresentamos a exposição “Uma janela para o armazém de periódicos”, que busca resgatar a história da construção desta Coordenação e seu acervo.…

  • Irlandeses no Brasil

    Ao sediar a presente exposição, a Fundação Biblioteca Nacional cumprimenta a Embaixada e o Consulado Geral da Irlanda no Brasil pela iniciativa desse encontro histórico.…

  • Alair Gomes, muito prazer

    Ao longo de mais de 30 anos Alair Gomes escreveu, fotografou, criou uma obra/arquivo impressionante... A Biblioteca Nacional traz nessa exposição uma incrível seleção desse artista tão importante para a cultura nacional.…

  • Guerra – Ó Dor, Ó Vergonha: A Grande Guerra de 1914 no Acervo ...

    A Grande Guerra de 1914 foi o evento matricial do século XX. Suas consequências não decorrem, de modo didático, de suas “causas”, quaisquer que elas sejam. Os efeitos da guerra não foram antecipados por quaisquer de seus protagonistas. …

  • Machado de Assis – 100 anos de uma Cartografia Inacabada

    A Biblioteca Nacional se propõe, através dessa figura paradigmática de nossas letras, a promover um diálogo cultural mais amplo, que contemple os especialistas e críticos de sua obra, mas sem deixar de lado uma visão de cidadania solidária, inclusiva, democrática.…