BNDigital

Exposições

Desde 1880, quando organizou a “Exposição Camoneana” – em comemoração ao tricentenário da morte de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional vem consolidando uma longa tradição na montagem de exposições documentais. Hoje, na BNDigital, o visitante interessado pode acompanhar virtualmente as mais importantes exposições realizadas nos últimos anos pela Biblioteca Nacional.

  • Isabel, regente do Império, mãe e mulher: a princesa que não chegou...

    A Princesa Isabel, filha e herdeira do Imperador D. Pedro II, não chegou a reinar, mas foi três vezes Regente do Império e exerceu de fato a chefia de Estado durante três anos e meio. Foi a primeira mulher a efetivamente exercer essas funções em todas as três Américas.…

  • Caminhos da Independência

    A proposta da exposição é permitir que a audiência encontre os extratos da originalidade nacional através dos documentos. …

  • Alair Gomes, muito prazer

    Ao longo de mais de 30 anos Alair Gomes escreveu, fotografou, criou uma obra/arquivo impressionante... A Biblioteca Nacional traz nessa exposição uma incrível seleção desse artista tão importante para a cultura nacional.…

  • Guerra – Ó Dor, Ó Vergonha: A Grande Guerra de 1914 no Acervo ...

    A Grande Guerra de 1914 foi o evento matricial do século XX. Suas consequências não decorrem, de modo didático, de suas “causas”, quaisquer que elas sejam. Os efeitos da guerra não foram antecipados por quaisquer de seus protagonistas. …

  • Machado de Assis – 100 anos de uma Cartografia Inacabada

    A Biblioteca Nacional se propõe, através dessa figura paradigmática de nossas letras, a promover um diálogo cultural mais amplo, que contemple os especialistas e críticos de sua obra, mas sem deixar de lado uma visão de cidadania solidária, inclusiva, democrática.…

  • Rio: Nova Roma. Alianças Culturais

    A Biblioteca Nacional do Brasil, ao receber a ilustre visita de Sergio Mattarella, presidente da República da Itália, celebra os laços mais profundos da cultura entre nossos povos.…