BNDigital

1896 - Atenas

< Voltar para Exposições virtuais

1896 - Atenas

 

Período: 6 a 15 de abril de 1896

Número de Países: 14 (Alemanha, Austrália, Áustria, Bulgária, Chile, Dinamarca, EUA, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Itália, Suécia, Suíça)

Número de Atletas: 241 (todos masculinos)

Modalidades: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, lutas, natação, tênis, tiro.

Local: Atenas – Grécia

Abertura: Estádio Panathinaiko – Atenas. 6 de abril ou 25 de março, pelo calendário juliano.

Maior medalhista: Grécia – 46 no total, sendo 10 de ouro, 17 de prata e 19 de bronze.

 

Houve incongruência de datas, pois os gregos utilizavam o calendário juliano, diferente do convencional ocidental, levando a uma diferença de doze dias entre ambos, atrapalhando a inauguração dos Jogos e a chegada dos atletas dos diversos países. Para o calendário juliano a data dos jogos ocorreu entre 25 de março e 3 de abril de 1896.


A origem da retomada dos Jogos Olímpicos da antiguidade pelo Barão Pierre de Coubertin foi incentivada pelas descobertas arqueológicas do alemão Ernst Curtius em Olímpia – Grécia, entre 1875 e 1881, que recuperou importantes evidências das antigas Olimpíadas, fazendo assim surgir na Europa muitos pequenos eventos desportivos chamados "Jogos Olímpicos". Assim, o Barão de Coubertin reviveu os jogos sob a forma de um evento multiesportivo e multinacional, assim como os jogos antigos tinham também um sentido internacional, pois diversas cidades-estados e colônias gregas estavam representadas.




GAZETA


  • Henry Ford testa em 4 de junho de 1896 sua recente criação, um veículo automotor denominado Quadriciclo.

  • Wilhelm Conrad Röntgen desenvolveu em 8 de novembro de 1895 o raio-X, noticiado pela primeira vez em 5 de janeiro de 1896.

  • A ópera La Bohème, de Giacomo Puccini, estreou em 1 de fevereiro de 1896, em Turim.

  • Em 1 de março de 1896 ocorreu entre Itália e Etiópia a Batalha de Adwa, que levou á independência do país africano.

  • Em 7 de novembro de 1896 iniciou a Guerra de Canudos, no interior da Bahia, terminando apenas em 5 de outubro de 1897.