BNDigital

1952 - Helsinque

< Voltar para Exposições virtuais

1952 - Helsinque

 

Período: 19 de julho a 03 de agosto de 1952.


Número de Países: 69


Número de Atletas: 4955, sendo 519 mulheres.


Modalidades: atletismo, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, hipismo, hóquei sobre a grama, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro, vela, wrestling.


Local: Helsinque – Finlândia


Maior medalhista: EUA – 76 no total, sendo 40 de ouro, 19 de prata e 17 de bronze.


Helsinque superou Amsterdam e cinco cidades norte-americanas: Chicago, Detroit, Los Angeles, Minneapolis e Filadélfia, na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 1952. A cidade já havia sido escolhida anteriormente para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1940, que foram cancelados por causa da II Guerra Mundial.


Os dois maiores atletas finlandeses de todos os tempos, Hannes Kolehmainen e Paavo Nurmi, protagonizaram um dos momentos mais emocionantes dos jogos: entraram no estádio conduzindo a tocha olímpica e acendendo a pira sagrada durante a cerimônia de abertura.


O tcheco Emil Zatopek conseguiu uma façanha jamais igualada, ao vencer as provas dos 5.000m, 10.000m e a Maratona numa mesma Olimpíada.


Esses jogos contaram com a presença, pela primeira vez, da União Soviética, que, devido à Guerra Fria, instalou-se numa vila olímpica separada. A primeira medalha de ouro soviética em Jogos foi conquistada por Nina Romashkova, no lançamento de disco e a equipe feminina de ginástica encantou o mundo conquistando facilmente a sua primeira medalha de ouro por equipes na modalidade, façanha que repetiria por oito Olimpíadas consecutivas.


O pôster oficial dos Jogos traz a imagem de Paavo Nurmi correndo.


A famosa seleção húngara de futebol de Ferenc Puskas conquistou o título olímpico e continuaria impressionando o mundo até perder a final da Copa do Mundo para a República Federal da Alemanha (Ocidental – RFA) dois anos depois, na Suíça. A Hungria conseguiu a extraordinária façanha de ganhar 45 medalhas nestes Jogos, atrás apenas dos EUA e da URSS.


Sete anos após o término da II Guerra Mundial, a Alemanha pôde novamente participar dos Jogos, mas apenas alemães da parte ocidental competiram.


O saltador paulista Adhemar Ferreira da Silva conquista sua primeira vitória no salto triplo.


Uma curiosidade histórica sobre Adhemar se tornou um costume universal no esporte. Impressionados com sua performance os torcedores finlandeses aplaudiam e gritavam seu nome por todo o estádio. Adhemar começou então a andar pela pista sorrindo e agradecendo os aplausos. Continuou seguindo em frente pela massa que o chamava e queria vê-lo de perto, Foi então circundando todo o estádio olímpico. Despretensiosamente, o campeão brasileiro criou na ocasião a famosa volta olímpica, que passou a ser usada pelos campeões de todos os esportes para saudar o público após suas vitórias.


José Telles da Conceição ganhou para o Brasil a medalha de bronze no salto em altura, batendo assim o recorde sul-americano. Outra medalha de bronze para o Brasil foi conquistada nos 1500 metros livres da natação, por Tetsuo Okamoto.


A primeira e única medalha de ouro de Luxemburgo foi conquistada por Josy Barthel, na prova de 1500 metros de atletismo. Contudo, o atleta não conseguiu ouvir seu hino no pódio pois esse não foi encontrado, remetendo à ideia de que não se acreditava necessário dispor de um hino para esse país.


GAZETA


  • A ONU realizou sua primeira reunião em sua sede permanente em Nova Iorque em 14 de outubro de 1952.

  • Japão e Alemanha reataram relações diplomáticas, se integrando à organizações mundiais.

  • Elizabeth II se tornou rainha do Reino Unido em 06 de fevereiro de 1952.

  • O primeiro Ministro Winston Churchill anunciou que o Reino Unido possuía uma bomba atômica.

  • Foi criado o exército da Alemanha Oriental.

  • Morreu na Argentina a aclamada Evita Perón em 26 de julho de 1952.

  • Primeira apresentação da Esquadrilha da Fumaça em 14 de maio de 1952.