BNDigital

1964 - Tóquio

< Voltar para Exposições virtuais

1964 - Tóquio

 

Período: 10 a 24 de outubro de 1964.


Número de Países: 93.


Número de Atletas: 5151, sendo 678 mulheres.


Modalidades: atletismo, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, lutas, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro, vela, voleibol.


Local: Tóquio – Japão.


Maior medalhista: EUA – 90 no total, sendo 36 de ouro, 26 de prata e 28 de bronze.


Foram os primeiros Jogos a serem realizados na Ásia e a cidade já havia sido escolhida em 1940, mas a invasão da China pelo Japão os transferiu para Helsinque, na Finlândia. Com o início da 2ª Guerra Mundial em 1939, os Jogos de 1940 foram cancelados.


O Comitê Olímpico Internacional baniu a África do Sul dos Jogos Olímpicos como represália à política de segregação racial do Apartheid.


O momento mais simbólico do evento foi a chegada da Tocha Olímpíca no estádio, carregada pelo jovem Yoshinori Sakai, de 19 anos, nascido em Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945, o mesmo dia em que a bomba atômica foi detonada sobre a cidade. Sua escolha foi uma homenagem às vítimas do holocausto nuclear e um apelo à paz mundial.


Pela primeira vez foram transmitidos por um satélite de comunicação geoestacionário para outros continentes e o primeiro programa de televisão a cruzar, ao vivo, o Oceano Pacífico.


A pista de atletismo sintética foi usada pela primeira vez nos Jogos


Foi a estreia do judô e do voleibol, esportes não muito populares no Japão, e o pentatlo feminino foi adicionado à modalidade. Os japoneses ganharam três medalhas de ouro no judô, mas quem venceu a principal prova de abertura da modalidade, a categoria super-pesado, foi o holandês Anton Geesink. A equipe feminina japonesa de voleibol ganhou a primeira medalha de ouro do esporte


A nadadora australiana Dawn Fraser conquistou a terceira medalha de ouro consecutiva nos 100m livres. Contudo, a sua conquista foi seguida de um grande vexame. Interessada na bandeira olímpica, decidiu roubá-la do Palácio Imperial de Tóquio. Foi flagrada, presa, mas depois liberada pelo próprio Imperador que a presenteou com a tão cobiçada bandeira. Entretanto, a autoridade australiana de natação não a perdoou e a puniu com 10 anos de suspensão, levando-a a encerrar a carreira.


O etíope Abebe Bikila foi bicampeão olímpico da Maratona e o primeiro homem na história a realizar tal feito. Correu os 42 km da prova desta vez calçado quebrou novamente o recorde mundial da modalidade, ganhando a alcunha de "o maior maratonista de todos os tempos".


A ginasta soviética Larissa Latynina encerrou sua carreira ganhando mais duas medalhas de ouro no solo e no geral por equipes, acumulando um total de 18 medalhas, sendo 9 delas de ouro, tornando-se a maior campeã olímpica, em qualquer esporte, de todos os tempos, sendo superada apenas pelo nadador Michael Phelps 44 anos mais tarde.


O norte-americano Bob Hayes correu os 100 metros rasos em 10 segundos, marca que foi acreditada como o limite do homem, na época. Após os jogos, iniciou carreira no futebol americano.


A jovem brasileira Aída dos Santos conseguiu, mesmo sem esperar, a marca classificatória para participar do salto em altura nos Jogos. Ainda mais espantoso foi seu desempenho, se classificando para a final. Contudo, ao aterrissar, torceu o pé e, mesmo disputando a final com uma bota de gesso feita pelo médico da delegação cubana, ficou a 4cm do pódio. Foi o melhor desempenho de uma atleta brasileira nos Jogos até então.


O basquete masculino brasileiro conquistou a medalha de bronze.


O pugilista americano Joe Frazier se tornou campeão nos pesos-pesados, mesmo com o polegar esquerdo quebrado.


GAZETA


  • Ocorre o Golpe Militar de 1964 no Brasil.

  • Em 1964, após supostos ataques a barcos norte-americanos, o Congresso dos EUA aprova a Resolução do Golfo de Tonkin, que deu ao presidente poderes para conduzir operações militares no Sudeste Asiático sem uma declaração de guerra formal. Mesmo combatendo na região há anos, os EUA entravam formalmente na Guerra do Vietnã.

  • Em 14 de outubro de 1962 os soviéticos instalaram mísseis em Cuba, dando início à Crise dos Mísseis entre EUA e URSS. A tensão só foi atenuada em 28 de Outubro, quando o presidente soviético Nikita Kruschev, após conseguir secretamente uma futura retirada dos mísseis norte-americanos da Turquia (um dos pretextos para a instalação dos mísseis em Cuba) e um acordo de que os EUA nunca invadiriam a ilha vizinha, concordou em remover os mísseis de Cuba.

  • O pastor americano Martin Luther King liderava os protestos pelos direitos dos negros nos EUA.

  • Os Rolling Stones fizeram sua apresentação no Marquee Club de Londres em 12 de julho de 1962.

  • A Tenista brasileira Maria Esther Bueno conquistou o torneio de Wimbledon pela terceira vez.

  • O boxeador americano Cassius Clay se torna campeão mundial pela primeira vez em 1964.


  •