BNDigital

1904 - Saint Louis

< Voltar para Exposições virtuais

1904 - Saint Louis

 

Período: 1 de julho a 23 de novembro de 1904.


Número de Países: 12 (África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Cuba, EUA, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Suíça).


Número de Atletas: 651 – sendo 06 mulheres.


Modalidades: atletismo, boxe, cabo de guerra, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, golfe, halterofilismo, lacrosse, lutas, natação, pólo aquático, remo, roque, saltos ornamentais, tênis, tiro com arco.


Local: Saint Louis – EUA.


Maior medalhista: EUA – 239 no total, sendo 78 de ouro, 82 de prata e 79 de bronze.


Foi nestes Jogos que pela primeira vez foram entregues aos vencedores as medalhas de ouro, prata e bronze, como hoje conhecemos.


Apenas 42 dos 651 atletas presentes (645 homens e 6 mulheres) não eram dos próprios Estados Unidos, o que explica a grande quantidade de medalhas conquistadas pelo país anfitrião e a enorme diferença no Quadro de Medalhas para o segundo colocado.


O velocista norte-americano Archie Hahn, apelidado de "Meteoro de Milwaukee", foi o grande nome do atletismo, vencendo as provas dos 60, 100 e 200 m rasos e George Poage, dos Estados Unidos, tornou-se o primeiro negro a conquistar uma medalha olímpica, de bronze, nos 200 e 400 m com barreiras.


Exemplo das instalações precárias dos Jogos de Saint Louis, assim como nos anteriores de Paris, as provas de natação foram disputadas num grande tanque de águas turvas, habitado por peixes e alguns batráquios.


Na prova da maratona, o norte-americano Fred Lorz foi desclassificado após cruzar em primeiro a linha de chegada, quando se descobriu que ele havia percorrido mais de dezoito quilômetros da prova no carro de um amigo. A medalha de ouro então foi dada a outro americano, Thomas Hicks, que durante a prova foi várias vezes reanimado para prosseguir à base de ovos crus, conhaque e estricnina, por seu técnico e pela equipe de apoio. Hicks cruzou a linha de chegada bêbado e delirando. Nunca mais correu outra maratona.


GAZETA


  • Os Irmãos Wright decolaram com um aeroplano em 1903.

  • Santos Dumont fez o histórico voo com o 14-Bis em 1906.

  • O Brasil vence a Inglaterra na posse por Roraima.

  • Japão declara guerra à Rússia e retoma a Manchúria entre 1904-1905.