BNDigital

1932 - Los Angeles

< Voltar para Exposições virtuais

1932 - Los Angeles

 

Período: 30 de julho a 14 de agosto de 1932.


Número de Países: 37


Número de Atletas: 1332, sendo 126 mulheres.


Modalidades: atletismo, boxe, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, hóquei sobre a grama, lutas, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro, vela.


Local: Los Angeles – EUA


Maior medalhista: EUA – 103 no total, sendo 41 de ouro, 32 de prata e 30 de bronze.


Em Los Angeles foi construída a primeira vila olímpica verdadeira da história, composta de setecentos chalés disposta em área adjacente ao monumental estádio Memorial Colyseum, sede dos Jogos.


Todos os eventos ocorreram no prazo de duas semanas, sem interrupção, que a partir dali nortearia o sistema de disputa dos Jogos Olímpicos.


O Brasil teve uma participação constrangedora nestes Jogos devido a Guerra Civil da Revolução Constitucionalista de 1932, que desviou toda a atenção do país durante os meses de julho, agosto e setembro, e logicamente da delegação Brasileira não participaram atletas de São Paulo, principal estado revoltoso. Sua equipe de pólo aquático foi sumariamente eliminada da competição após seus atletas agredirem o árbitro da partida em que perderam para a Alemanha. Além disso, a saga da viagem da equipe brasileira a Los Angeles faz parte dos anais mais folclóricos e humilhantes do esporte brasileiro, quando a maioria dos seus atletas, sem recursos pessoais para bancar a viagem e sem ajuda do comitê olímpico nacional para isso - que bancou a viagem de diversos dirigentes e seus familiares, num prelúdio de como seria administrado o esporte do país nos anos vindouros – foram obrigados a viajar no cargueiro Itaquicê, junto a 45.000 sacas de café, que eram obrigados a vender durante as paradas intermediárias do navio, a fim de pagarem seus custos; os que não conseguiram, foram proibidos de participar dos Jogos. Apenas 45 dos 83 atletas selecionados anteriormente no Brasil puderam competir em Los Angeles, com resultados irrelevantes.


Proibidos de competir graças às filigranas puristas de amadorismo do Comitê Olímpico Internacional, dois dos maiores atletas de todos os tempos tiveram que assistir aos Jogos da arquibancada: o americano Jim Thorpe, e o finlandês Paavo Nurmi, proibido de disputar uma última olimpíada por ter recebido reembolso em dinheiro de despesas de viagem e comunicado disto apenas alguns dias antes da abertura dos Jogos.


A polonesa Stanisława Walasiewicz, que vivendo nos Estados Unidos usava o nome de Stella Walsh, ganhou para a Polônia a medalha de ouro nos 100 metros femininos do atletismo. Quatro anos depois, em Berlim, conquistaria a prata na mesma prova. Em 1980, quando de sua morte, uma biópsia mostrou que Stanisława era, biologicamente, hermafrodita.


Johnny Weissmuller foi impedido de participar das provas de natação por ter feito um comercial de roupas de banho, ferindo a diretriz de que os atletas não poderiam ser profissionais. No mesmo ano abandonou a carreira de atleta e se tornou o Tarzan mais famoso do cinema.


Foi a primeira vez que a equipe brasileira enviava uma mulher, a nadadora Maria Lenk, então com 17 anos.


GAZETA


  • A crise financeira originada em 1929 com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque abalou o mundo. Em 1932 a Alemanha contava com 6 milhões de desempregados.

  • Os norte-americanos viviam o último ano de sua 18ª emenda constitucional, a Lei Seca.

  • Primeira edição do Festival de Cinema de Veneza em 1932.

  • O carnaval carioca estava ainda mais em festa, com o primeiro concurso das escolas de samba, vencido pela Mangueira, e o primeiro baile do Theatro Municipal.

  • Eclodia em 9 de julho de 1932, em SP, a Revolução Constitucionalista.

  • O Japão invade a região chinesa da Manchúria em 19 de setembro de 1931.