BNDigital

1956 - Melbourne

< Voltar para Exposições virtuais

1956 - Melbourne

 

Período: 22 de novembro a 08 de dezembro de 1956.


Número de Países: 72


Número de Atletas: 3314, sendo 376 mulheres.


Modalidades: atletismo, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, hipismo, hóquei sobre a grama, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro, vela, wrestling.


Local: Melbourne – Austrália


Maior medalhista: URSS – 98 no total, sendo 37 de ouro, 29 de prata e 32 de bronze.


Foi a primeira edição dos Jogos no hemisfério sul, o que levou a uma mudança de data, para que fossem executados no verão. Tal mudança gerou polêmica, pois muitas modalidades não estavam no auge da temporada e muitos atletas sofreram com o forte calor do verão australiano. Além disso, foram realizados fora do período de férias escolares no hemisfério norte, impactando a rotina de muitos atletas que, por determinação do Comitê olímpico Internacional, não podiam ser atletas profissionais.


Pela primeira vez uma das modalidades esportivas dos Jogos não foi realizada nem na cidade nem no país anfitrião, com o hipismo sendo transferido para Estocolmo, Suécia, e disputado cinco meses antes de Melbourne, graças às severas leis australianas relativas à quarentena de animais que impediam a entrada de cavalos estrangeiros no país.


A Guerra Fria foi responsável pelos primeiros boicotes e desistências dos Jogos Olímpicos. A invasão da Hungria por tropas soviéticas naquele ano causou a desistência da Espanha, Países Baixos e Suíça. Os egípcios, os iraquianos e libaneses boicotaram o evento em protesto pela presença anglo-francesa, então intervindo com tropas na questão do Canal de Suez. Além disso, uma discussão incontornável entre China e Taiwan fez com que a primeira se recusasse a comparecer devido à presença da segunda.


Amenizando a tensão da Guerra Fria, as duas Alemanhas, Oriental e Ocidental, competiram jutas, sob a bandeira olímpica e ao som de “Ode a Alegria”, integrante da Nona Sinfonia de Beethoven.


Vladimir Kuts mostra a força do atletismo soviético ao conquistar o ouro nas provas de 5.000 e 10.000 metros, façanha conseguida antes apenas pelos "finlandeses voadores" da primeira metade do século e pela “Locomotiva Humana”, o tcheco Emil Zátopek.


A australiana Betty Cuthbert, de dezoito anos, apelidada “Golden Girl” foi a campeã nos 100, 200 e 4x100m no atletismo.


Adhemar Ferreira da Silva torna-se bicampeão olímpico do salto triplo.


A nadadora Dawn Fraser brilhou nas piscinas liderando a equipe australiana na vitória do revezamento 4x100 e conquistando o ouro nos 100m nado livre.


A situação na Hungria, com a invasão soviética do país, causou uma das maiores batalhas campais da história dos Jogos, quando as equipes de pólo aquático dos dois países se enfrentaram na competição; após a pancadaria entre atletas e dirigentes dentro e fora da piscina os húngaros venceram o jogo e conquistaram mais tarde a medalha de ouro. Este episódio ficou conhecido como “Jogo do Sangue na Água”.


Em Melbourne, o Comitê Olímpico Internacional acolheu a sugestão de um jovem carpinteiro chinês vivendo no país, chamado John Wing, e estabeleceu que o desfile da festa de encerramento dali em diante deveria ser feito com todos os atletas misturados, simbolizando a união dos povos, ao invés da antiga parada feita ao fim da festa.


GAZETA

  • 1956 foi o início da campanha de Fidel Castro em Cuba para derrubar o Presidente Fulgêncio Batista, deposto em 1959.

  • Início da Crise de Suez, com Israel expulsando os egípcios da Península do Sinai em 29 de outubro de 1956.

  • Tropas do pacto de Varsóvia invadiram a Hungria pra sufocar um levante comunista, como parte de um episódio conhecido como Revolução Húngara de 1956, ocorrido entre 23 de outubro e 10 de novembro daquele ano.

  • Heartbreak Hotel, canção do jovem Elvis Presley lançada em 27 de janeiro de 1956, emplacava o primeiro lugar nas paradas de sucesso.

  • A famosa atriz Grace Kelly tornava-se a princesa de Mônaco, ao casar com o príncipe Rainier Louis III em 18 de abril de 1956, em uma cerimônia no civil e em 19 de abril do mesmo ano em cerimônia religiosa.

  • O Romi-Isetta foi lançado, sendo o primeiro carro fabricado no Brasil.

  • O Presidente Juscelino Kubitschek emplacava seu plano de governo “50 anos em 5”.

  • O boxeador Rocky Marciano se aposentou em 1956 como o único peso-pesado invicto como campeão mundial na história do boxe.


  •