BNDigital

1984 - Los Angeles

< Voltar para Exposições virtuais

Veja todos os objetos da exposição

1984 - Los Angeles

 

Período: 28 de julho a 12 de agosto de 1984.


Número de Países: 140.


Número de Atletas: 6829, sendo 1566 mulheres.


Modalidades: atletismo, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, ginástica rítmica, handebol, halterofilismo, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro, tiro com arco, vela, voleibol, windsurfe.


Local: Los Angeles – EUA.


Maior medalhista: EUA – 174 no total, sendo 83 de ouro, 61 de prata e 30 de bronze.


Assim como na edição anterior, esta também sofreu com um boicote, mas desta vez dos países do antigo bloco socialista, em retaliação àquele liderado pelos norte-americanos aos Jogos de Moscou. Os soviéticos alegaram falta de segurança aos seus atletas e anunciaram sua decisão de não competir nos Jogos em 8 de maio de 1984.


Apesar do boicote, esta edição bateu novo recorde de atletas, 6829 (1566 mulheres, também recorde) e contou com 140 países e uma cobertura de mais de 9 mil jornalistas de todo mundo.


A abertura contou com a emotiva entrada da chama olímpica que foi carregada pela neta de Jesse Owens, o mais emblemático dos atletas olímpicos americanos e grande nome dos Jogos de Berlim em 1936. Teve ainda a inesquecível cena do voo do homem foguete, exaltando a tecnologia americana.


Acompanhando as notícias sobre os grandes prejuízos causados pelos Jogos Olímpicos de Montreal de 1976, o presidente do Comitê Organizador, Peter Ueberroth, anunciou depois que os Jogos de Los Angeles haviam dado um lucro de 200 milhões de dólares, além do lucro indireto à própria cidade, sepultando a ameaça de extinção dos mesmos diante de uma possível inviabilidade econômica.


O governo da Califórnia construiu um terminal totalmente novo no Aeroporto Internacional de Los Angeles, só para receber as delegações.


O mascote dessa edição dos Jogos foi uma águia americana (símbolo do país) chamada Sam, e foi desenhada por Bob Moore, um dos principais desenhistas do Pato Donald.


O velocista americano Carl Lewis igualou o recorde de Jesse Owens em 1936, conquistando quatro medalhas de ouro nos 100, 200 e revezamento 4x100m, além do salto em distância, se tornando uma das maiores atrações desses Jogos.


Los Angeles marcou a estreia da maratona feminina, em que a atleta norte-americana Joan Benoit, conquistou a medalha de ouro. Contudo, a cena mais marcante, possivelmente de toda essa edição, foi a da maratonista suíça Gabrielle Andersen-Scheiss, que completou a prova completamente desidratada e desorientada pelo esforço no calor, se arrastando por toda a pista de atletismo até cair desacordada nos braços dos médicos sobre a linha de chegada.


As corredoras Mary Decker dos EUA e Zola Budd da África do Sul, mas competindo pela Grã-Bretanha, trombaram na final dos 3 mil metros com obstáculos, ficando a americana fora da prova e a sul-africana correndo até o final e terminado em sétimo lugar, sob vaias da plateia. Ela tentou se desculpar com Decker mas foi repelida, perpetuando uma polêmica pelos dias subsequentes.


Um dos maiores atletas de todos os tempos despontava nas quadras de basquete. Michael Jordan foi o cestinha da equipe americana nesses Jogos, com uma média de 17 pontos por partida.


A Romênia foi o único país da Cortina de Ferro comunista que participou dessa edição, conseguindo um recorde ao conquistar a segunda posição no quadro geral, com 53 medalhas, 20 delas de ouro, sua melhor apresentação olímpica.


A marroquina Nawal El Moutawakel tornou-se a primeira campeã olímpica muçulmana, vencendo a prova de atletismo feminina dos 400m c/barreiras.


O estádio Rose Bowl, de mais de 100.000 lugares teve praticamente todos os ingressos vendidos para a final do futebol, na qual a França derrotou o Brasil por 2x0. O inesperado interesse americano pelo futebol pode ser considerado a semente que levou o país a sediar a Copa do Mundo Fifa de Futebol em 1994.


A arqueira Neroli Fairhall foi a primeira atleta paraplégica a participar oficialmente dos Jogos Olímpicos.


A melhor participação do Brasil em uma Olimpíada ocorreu nesse ano, com a conquista de 8 medalhas, sendo 1 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze. O Brasil voltou a conquistar uma medalha de ouro no atletismo, 30 anos após a conquista de Ademar Ferreira da Silva no salto triplo, com o corredor Joaquim Cruz, que derrotou o favorito e considerado imbatível, Sebastian Coe, na prova de 800 metros rasos.


Na natação, Ricardo Prado conquistou a medalha de prata na prova de 400 metros medley. Outras medalhas de prata foram conquistadas. Uma no vôlei masculino com a seleção que embalou gerações, formada por astros como Bernard, Montanaro, Renan e Amauri. Outra medalha de prata veio no futebol. Mais uma na vela, com Torben Grael, Daniel Adler e Ronaldo Senfft. E a última no judô, com o meia-pesado Douglas Vieira. O esporte ainda daria mais duas de bronze, com o leve Luís Onmura e o médio Walter Carmona.


O maratonista Carlos Lopes deu a primeira medalha de ouro olímpica a Portugal e estabeleceu um novo recorde para a prova, que só foi quebrado em 2008. O país conquistou ainda mais duas medalhas de bronze.


O maior impacto dos boicotes nos esportes olímpicos se deu no levantamento de peso, no qual 94 dos 100 melhores atletas do mundo e 29 dos 30 medalhistas da última edição não compareceram.


GAZETA




  • O movimento das Diretas Já atingia o seu ápice no Brasil, com destaque para a manifestação de 25/01/1984 em São Paulo, reunindo mais de 1,5 milhão de pessoas.

  • Tancredo Neves se candidatava à presidência do Brasil em 1984, sendo eleito em 15 de janeiro de 1985, com eleição indireta ainda. Tancredo morreu em 21 de abril do mesmo ano, não assumindo o cargo. O vice, José Sarney, tornava-se o presidente do Brasil.

  • A NASA lançava ao espaço pela quarta vez, em 03 de fevereiro de 1984, o ônibus espacial Challenger, e esta foi a primeira vez na história que se realizou uma caminhada no espaço (ou Atividade Extra-veicular) sem o astronauta (Bruce McCandless) estar ligado à nave, utilizando uma mochila de propulsão ou Unidade Manual de Manobra.

  • O mundo começava a descobrir a causa da AIDS com a descoberta do vírus HIV.

  • No dia 7 de outubro de 1984, nasceu Ana Paula Bettencourt Caldeira na cidade de São José dos Pinhais, Curitiba, o primeiro bebê-proveta brasileiro.