BNDigital

1992 - Barcelona

< Voltar para Exposições virtuais

1992 - Barcelona

 

Período: 25 de julho a 09 de agosto de 1992.


Número de Países: 169.


Número de Atletas: 9356, sendo 2704 mulheres.


Modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, beisebol, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, handebol, halterofilismo, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, vela, voleibol.


Local: Barcelona – Espanha.


Maior medalhista: Equipe Unificada ou CEI – Comunidade dos Estados Independentes (Ex-URSS) – 112 no total, sendo 45 de ouro, 38 de prata e 29 de bronze.


Como consequência do fim da União Soviética, seis meses antes dos jogos, a URSS e doze territórios optaram por formar uma Equipe Unificada, composta pelos onze países da Comunidade dos Estados Independentes mais a Geórgia. A Alemanha competiu como uma única nação após a reunificação, o que, após a separação, só ocorreu quando da formação da Equipe Alemã Unida entre 1956 e 1964.


Após a suspensão de 32 anos ocasionada pelo regime do apartheid, a África do Sul, retornou aos Jogos. A República Federal da Iugoslávia foi embargada pelas Nações Unidas devido a Guerra Civil, porém, para não punir os atletas iugoslavos eles tiveram a participação autorizada como Participantes Olímpicos Independentes, mas isso levou a Iugoslávia a perder as vagas nos esportes coletivos.


Barcelona realizou grandes mudanças na infraestrutura, com a construção de estradas e telecomunicações, e alterações de todas as partes da cidade, tornando-se um modelo de revitalização.


CoBi foi o mascote dessa edição e é um cão da raça pastor catalão desenhado em estilo cubista inspirado na interpretação de Picasso da obra Las Meninas, de Velázquez. Foi apresentado ao público em 1987. Seu nome foi derivado do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Barcelona (Coob).


A Pira Olímpica foi acendida de forma inusitada. Quando a tocha chegou ao estádio, ela foi usada para acender uma flecha. O arqueiro então a disparou em direção à Pira, acendendo-a. Na verdade, a flecha passou direto e a chama foi acionada remotamente, em um efeito bem convincente.


Beisebol, judô feminino e badminton passaram a integrar os Jogos Olímpicos e o hóquei em patins veio como esporte de demonstração.


Os EUA formaram uma das mais impressionantes equipes de basquete masculino já vistas, o famoso Dream Team. Composto pelos maiores astros do basquete na época, Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird e Scottie Pippen, são apenas algumas das estrelas do show visto nas quadras, o que só foi possível porque nessa edição dos Jogos, o COI permitiu que atletas profissionais participassem. Resultado: medalha de ouro com facilidade.


A etíope Derartu Tulu venceu a prova dos 10.000 metros no atletismo e tornou-se a primeira negra africana a ganhar um ouro em Olimpíadas. Como um símbolo da nova África livre, após a prova, ela e a segunda colocada, a sul-africana branca Elana Meyer, deram a volta olímpica de mãos dadas.


Mais uma vez, um país que fora membro da URSS no passado brilhou na ginástica. O ginasta bielorrusso Vitaly Scherbo ganhou seis medalhas de ouro, sendo quatro no mesmo dia.


O nadador russo Alexander Popov faz sua estreia nos Jogos Olímpicos e conquistou duas medalhas de ouro nos 100 e 200m livres.


Uma chinesa de apenas 13 anos de idade, Fu Mingxia, conquistou a medalha de ouro nos saltos ornamentais, saltando da plataforma de 10 metros.


O primeiro ouro brasileiro em esportes coletivos veio com a equipe masculina de vôlei, na qual astros como Tande, Marcelo Negrão, Paulão, Pampa e Giovane brilharam e inspiraram as gerações seguintes. O Brasil também levou a medalha de ouro no judô masculino, dessa vez com Rogério Sampaio. Outra medalha brasileira, de prata, foi conquistada pelo nadador Gustavo Borges nos 100m livre.


O episódio mais dramático e emocionante dessa edição do Jogos envolveu o corredor britânico Derek Redmond. Recém recuperado de cinco cirurgias, seguia vitorioso nas quartas de final dos 400 metros rasos, quando, já na semifinal, sofreu uma ruptura do músculo da coxa quando estava a 150m da linha de chegada. Recusando ajuda, prosseguiu pulando numa perna só até que um homem furou o bloqueio e invadiu a pista. Era seu pai que, mesmo após uma tentativa de remoção, seguiu ajudando seu filho diante de um estádio emocionado que o ovacionava numa das cenas mais tocantes de toda a história olímpica.


Ainda que os EUA tenham levado a maior parte das medalhas de ouro na natação, dois atletas do Leste Europeu tiveram destaque. O húngaro Tamás Darnyi se tornou o primeiro vencedor das provas de 200m e 400m medley por 2 edições seguidas. O russo Yevgeny Sadovyi foi apelidado de “Enguia de Volvogrado”, ao vencer os 200m e os 400m livres e o revezamento 4x200m livre, integrando a equipe da CEI.


O espanhol Carlos Front foi o atleta mais jovem a participar de uma Olimpíada desde 1900, competindo com 11 anos no remo.


O nadador hispano-americano Martín Zubero deu o primeiro ouro olímpico espanhol na natação. Sua luta pela medalha começou a partir do Rei Juan Carlos da Espanha, que o presenteou com 100 mil dólares, um final de semana em sua casa de campo e um relógio Rolex incrustado de diamantes, como forma de convencê-lo a competir pelo seu país e não pelos EUA, onde também tinha cidadania.


GAZETA


  • O primeiro presidente do Brasil eleito democraticamente por voto direto desde o início do Regime Militar, Fernando Collor de Mello, foi obrigado a deixar o cargo após sofrer um processo de impeachment. Destituído por acusações de corrupção, assumiu o seu vice, Itamar Franco.

  • O Rio de Janeiro se tornou a base de um dos grandes eventos mundiais da década, a ECO-92, que trazia a tona uma série de preocupações ecológicas.

  • Em um processo iniciado em 25 de junho de 1991, com a independência da Eslovênia e da Croácia, começa a ocorrer a dissolução da Iugoslávia, que levava o mundo a amargar mais uma guerra.

  • Em 25 de dezembro de 1991, o presidente soviético Mikhail Gorbachev renuncia ao cargo, o que culmina com o fim da URSS, anunciado oficialmente em 31 de dezembro do mesmo ano. Formava-se aí a CEI – Comunidade dos Estados Independentes, sob o comando de Boris Yeltsin.

  • Em 24 de novembro de 1991 o mundo perdia Freddie Mercury, vocalista da banda Queen.

  • Em 28 de fevereiro de 1991, após quase dois anos de conflito, chegou ao fim a Guerra do Golfo Pérsico, travada entre o Iraque e as forças de coalizão lideradas pelos EUA.

  • Morreu em acidente de helicóptero, em 12 de outubro de 1992, o político brasileiro Ulysses Guimarães.