BNDigital

2008 - Pequim

< Voltar para Exposições virtuais

2008 - Pequim

 

Período: 06 de agosto a 24 de agosto de 2008.


Número de Países: 204.


Número de Atletas: 10942, sendo 4637 mulheres.


Modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, beisebol, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, handebol, halterofilismo, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, softbol, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo vela, voleibol, voleibol de praia.


Local: Pequim – China.


Maior medalhista: China – 100 no total, sendo 51 de ouro, 21 de prata e 28 de bronze.


Essa edição dos Jogos teve como lema "Um Mundo, Um Sonho”.


Os eventos do hipismo ocorreram em Hong Kong.


Um total de 37 locais foram usados para abrigar as competições, sendo doze deles inteiramente construídos especialmente para o evento.


O principal local de competição dos Jogos de 2008 foi o Estádio Nacional de Pequim, também chamado de "Ninho de Pássaro" devido a sua arquitetura composta de ferro e aço entrelaçados, se assemelhando a um ninho.


Os mascotes de Pequim 2008 foram os cinco Fuwa (que pode ser traduzido como "Crianças de boa sorte"). Cada um deles representa uma cor dos anéis olímpicos e um símbolo da cultura chinesa, além de encarnarem animais: peixe, panda, antílope tibetano, andorinha e um dels a chama olímpica. Seus nomes eram Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying, e Nini. Quando as primeiras sílabas de cada um dos cinco nomes são ditas juntas o resultado é a frase em chinês (Běijīng huānyíng nĭ) que significa "Pequim recebe você".


O design da Tocha Olímpica baseou-se nos tradicionais pergaminhos chineses e foi projetada para permanecer acesa sob ventos de até 65 km/h e sob chuva de até 50 mm/h. Durante o revezamento, um momento marcante foi a subida ao Monte Everest, até alcançar 8300 metros de altitude. Porém, a cada etapa de toda a rota, o revezamento foi marcado por protestos pedindo a libertação do Tibete e o respeito aos direitos humanos.


Foi a primeira participação das Ilhas Marshall e Tuvalu, cujos comitês olímpicos foram reconhecidos apenas em 2006 e 2007.


Foi a estreia do BMX como modalidade do ciclismo e nas piscinas a novidade foi a maratona aquática.


Usain Bolt, da Jamaica, assegurou o título simbólico de "homem mais rápido do mundo" ao bater o recorde mundial dos 100m e 200 metros rasos.


Uma “dobradinha” se repetiu nas conquistas das medalhas de ouro no futebol, com os EUA vencendo o torneio feminino e a Argentina de Lionel Messi vencendo o masculino, tal qual quatro anos antes em Atenas. O Brasil ficou com prata e bronze, respectivamente.


O Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro na natação com o velocista César Cielo, nos 50 metros livre, que também ganhou um bronze nos 100 metros livre.


Maurren Maggi conquistou o primeiro ouro feminino, na prova do salto em distância e a judoca Ketleyn Quadros levou o bronze na categoria até 57 quilos.


A seleção brasileira feminina de vôlei ganhou a medalha de ouro perdendo apenas um set em toda a competição, o que só ocorreu na partida final com os EUA.


No vôlei de praia, a dupla Márcio e Fábio Luiz ganharam a medalha de prata, enquanto Ricardo e Emanuel levaram o bronze, tendo então as duas duplas brasileira subido ao pódio juntas.


Mais medalhas de bronze vieram com as mulheres brasileiras, através das iatistas Isabel Swan e Fernanda Oliveira na vela e Natália Falavigna no taekwondo.


Robert Scheidt estreou na classe star ao lado de Bruno Prada e conseguiu a medalha de prata e no judô, Leandro Guilheiro e Tiago Camilo conseguiram o bronze.


A esgrimista italiana Valentina Vezzali conseguiu a proeza de ser a primeira tricampeã olímpica da modalidade em todas as armas.


A nadadora Kirsty Coventry conquistou todas as quatro medalhas do Zimbabwe nestes Jogos. Na história, ela detém sete das oito medalhas olímpicas de seu país.


Mais uma vez o nadador Michael Phelps brilhava nas piscinas, conquistando oito medalhas de ouro, sete recordes mundiais e um olímpico na natação, tornando-se então o maior campeão olímpico da era moderna.


O lutador sueco Ara Abrahamian jogou sua medalha de bronze no chão em protesto contra a arbitragem da semifinal da luta greco-romana, categoria até 84 quilos. O COI acabou desclassificando o atleta e lhe retirou a medalha.


A russa Yelena Isinbayeva bateu dois recordes no salto com vara, que já eram seus e garantiu duas medalhas de ouro.


Liu Xiang, maior ídolo do esporte chinês, desistiu de competir nos 110 metros com barreiras do atletismo em virtude de uma grave lesão no tendão de Aquiles e deixou seu país frustrado.


GAZETA




  • Barack Obama foi eleito o primeiro presidente negro dos EUA, tomando posse em 20 de janeiro de 2009.

  • A ativista, senadora e candidata à presidência da Colômbia Ingrid Betancourt fora sequestrada pelo grupo guerrilheiro FARC em 23 de Fevereiro de 2002 e foi libertada em 02 de julho de 2008.

  • Após 49 anos no comando de Cuba, Fidel Castro renuncia ao poder na Ilha em 19 de fevereiro de 2008, em favor do seu irmão Raúl Castro.

  • Já no mundo dos negócios, após 33 anos, Bill Gates deixava a direção da Microsoft em 27 de junho de 2008.