BNDigital

2012 - Londres

< Voltar para Exposições virtuais

2012 - Londres

 

Período: 27 de julho a 12 de agosto de 2008.


Número de Países: 204.


Número de Atletas: 10568, sendo 4676 mulheres.


Modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, handebol, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo vela, voleibol, voleibol de praia.


Local: Londres – Reino Unido.


Maior medalhista: EUA – 104 no total, sendo 46 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze.


Essa edição dos Jogos teve como lema "Inspire uma Geração (Inspire a Generation)”.


Foi a primeira cidade a sediar oficialmente 3 edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1908, 1948 e 2012.


Áreas novas e várias existentes, assim como instalações temporárias e zonas históricas (como o Hyde Park) foram utilizadas para sediar as competições dos Jogos de 2012.


O mascote dessa edição se chamava Wenlock e representava uma gota de aço polido, sendo anunciado oficialmente em 10 de maio de 2010.


Alguns representantes dos países muçulmanos se queixaram de os Jogos acontecerem durante o nono mês do calendário islâmico, paralelamente ao Ramadã, quando os religiosos praticam durante todo o mês o seu jejum sagrado. Contudo, os países islâmicos como a Arábia Saudita, o Catar e Brunei, pela primeira vez em sua história enviaram mulheres para disputar as competições.


Essa edição ficou marcada por uma forte campanha contra o machismo nas Olimpíadas, de modo a não enxergar as atletas através de seus atributos de beleza. Foi a primeira vez também em que todas as delegações enviaram mulheres.


A cerimônia de abertura teve um momento cinematográfico, em que um dos personagens mais famosos da ficção do Reino Unido, o agente secreto James Bond (na pele de seu então intérprete, o ator Daniel Craig), busca a Rainha para ir de helicóptero aos Jogos. Ao sobrevoar o Estádio Olímpico, quando Bond se aproximou da porta da aeronave e todos pensaram que apenas ele saltaria, a Rainha realiza o salto de paraquedas sobre o estádio. Claro que na verdade era um dublê (homem), pois a mesma assistia a abertura em sua tribuna. Foi a primeira vez na história, a soberana concordou em aparecer em uma obra de ficção. E ainda pediu pra tirar foto com o intérprete de Bond.


Outro momento marcante aconteceu da cerimônia de abertura foi o show do astro Paul McCartney.


A neta da rainha Elizabeth II, a amazona Zara Phillips, tornou-se o primeiro membro da família real britânica a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos, ganhando a medalha de prata no concurso completo de equitação.


O esgrimista do Egito Alaaeldin Abouelkassem tornou-se o primeiro africano a ganhar uma medalha olímpica na esgrima e Ruben Limardo Gascon, da Venezuela, foi o primeiro esgrimista da América do Sul a conquistar a medalha de ouro olímpica.


Os tenistas brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares protagonizaram um recorde de partida em duplas mais longa até então. Jogaram por mais de 4 horas, em uma disputa que começou na terça-feira, mas teve de ser interrompida por falta de luz natural e foi retomada no dia seguinte. Nesta mesma edição, outro recorde de duração, mas na modalidade individual, em que Roger Federer e Juan Martín Del Potro duelaram na semifinal por 4 horas e 26 minutos.


Foi a primeira vez que um atleta biamputado competiu em uma Olimpíada. Oscar Pistorius, da África do Sul, usou uma prótese de lâminas de fibra de carbono para correr e se classificou para a semifinal dos 400 metros rasos, com o segundo melhor tempo da sua bateria.


O cavaleiro canadense Ian Millar entrou para a história dos Jogos Olímpicos, ao participar de sua décima olimpíada.


O judoca cubano Oreydi Despaigne foi desclassificado por morder o dedo do adversário, o atleta Ramziddin Sayidov, do Uzbequistão, durante a luta.


O Brasil obteve medalha de prata no boxe masculino com Esquiva Florentino e bronze com Yamaguchi Florentino. No boxe feminino conquistou o bronze com Adriana Araújo.


No futebol masculino, ficou com a medalha de prata ao perder para o México por 2x1.


O judô deu mais 2 medalhas de bronze, com Felipe Kitadai e Rafael Silva no masculino e mais uma de bronze, com Mayra Aguiar, e uma de ouro com Sarah Menezes, no feminino.


César Cielo trouxe uma medalha de bronze nos 50 metros nado livre na natação, bem como Yane Marques também foi bronze no pentatlo moderno feminino.


Mais uma vez a vela nos deu medalha, com o bronze de Robert Scheidt e Bruno Prada na classe star.


O vôlei trouxe duas medalhas, prata no masculino e ouro no feminino. Assim como na quadra, o vôlei de praia também nos presenteou. Prata com Alison Cerutti e Emanuel Rego no masculino e bronze com Larissa França e Juliana Silva.


GAZETA


  • Vladimir Putin vence eleições presidenciais na Rússia e se torna presidente pela terceira vez, em 04 de março de 2012.

  • Barack Obama é reeleito presidente dos EUA em 06 de novembro de 2012.

  • Centenário do naufrágio do Titanic em 15 de abril de 2012.

  • Morreu Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, em 25 de agosto de 2012.

  • O furacão Sandy passa pelo Caribe em 30 de outubro de 2012, deixando 67 mortos e depois desloca-se para costa leste dos EUA causando prejuízos em 18 estados e causando 29 mortes.

  • Atirador mata 26 e morre em escola infantil em Connecticut, nos EUA, em 14 de dezembro de 2012.