BNDigital

Abertura

< Voltar para Exposições virtuais

Abertura

Sra. Presidente, colegas e amigos da Biblioteca Nacional

Estamos hoje aqui todos nós para celebrar com esta exposição uma grande conquista. A obra de restauração da fachada é mais um passo na nossa missão de preservar esse monumento centenário que guarda a memória de uma nação.

Há mais de trinta anos eu tenho o privilégio de com vocês percorrer esse prédio, esse monumento, combalido pelo crescimento da cidade e que se tornou a sede de umas das maiores, senão da maior instituição cultural do país.

Esse prédio é um sobrevivente. Suas paredes sobreviveram ao massacre tecnológico das últimas décadas, isto sem perder a dignidade que o fizeram monumento. E é por ser mais monumento que ele conseguiu sobreviver como biblioteca, e assim guardar os tesouros que nele se encerram.

Mas todos nós podíamos ver os sinais de desgaste que ele vinha apresentando, principalmente na fachada, a sua membrana de contato com esse agressivo mundo exterior.

Foram 18 meses de luta, cada "pano" concluído uma vitória. Uma luta de que me orgulho de ter participado e... principalmente, de ter participado com todos vocês. Isto porque a cada dia enfrentamos e superamos cada dificuldade e juntos vibramos ao ver aos poucos a fachada recuperar o seu esplendor.

Estou muito feliz em saber hoje que este prédio tem um futuro...

....que estas janelas podem voltar a ser abertas pra luz do Rio de Janeiro, MAS sem causar danos ao interior;

... que esta cúpula pode voltar, livre dos andaimes, a reinar absoluta sob o céu da Cinelândia;

... que cada centímetro quadrado da superfície destas paredes pode voltar a respirar esse difícil respiro de um palácio centenário;

...que estas portas de bronze possam voltar a brilhar em toda sua majestade, anunciando a cada visitante um universo de saber e memória;

... e saber que cada um de nós fez parte disso.

As imagens que são aqui hoje apresentadas são o testemunho de todo esse processo. Um testemunho antes de mais nada humano. Não esperem uma exposição sobre técnicas e materiais. Essa é uma exposição sobre o amor ao trabalho que recuperou um pouco mais da beleza dessa arquitetura.

A mostra ainda aproveita para propor um diálogo dessas imagens com alguns exemplares do precioso acervo, seu conteúdo e o seu saber, na tentativa de refletirmos todos sobre o quão importante foi esta ação.

Gostaria de fazer os seguintes agradecimentos:

A presidente Helena Severo, por ter abraçado o prédio da BN como prioridade em sua gestão.

A todas as Coordenadoras e Coordenadores do PSede, Zézé, Liana , Monica , Carla, Maria Eduarda, Suely, Verinha, Otávio, Marco Venício e suas equipes, pela generosidade com abriram que portas dos espaços sob sua guarda para a obra. Esta obra foi também realizada por todos vocês.

A Tania Pacheco, Oscar e a todos os colegas do CGPA, pelo inestimável suporte e ajudar a conduzir esta obra no caminho do sucesso.

Ao Rodrigo e ao pessoal da DMA, Segurança, Brigada, Manutenção e Limpeza, por zelarem pelo ambiente do prédio em que as obras foram realizadas.

A Fundação Miguel de Cervantes, por proporcionar o suporte técnico que garantiu o excelente nível de qualidade das obras.

À equipe do Núcleo de Arquitetura: Anne, Letícia, Gabriella, Ruy e Bruno.

A Uchino Arquietura: André, Brunno e Teresa, pela precisão milimétrica no controle da obra em tempo real. Aprendi muito com o profissionalismo de vocês.

A Equipe da Concrejato, Alexandre Janaina, Rafael, André, Luana, Fabrício, por caminharmos juntos nesta empreitada, vencida pano a pano de fachada.

Ao IPHAN, José Ribeiro e Aline, pelo apoio parceria ao longo desse processo.

À Comissão de Obras da BN, pelo permanente suporte e acompanhamento.

E a todos aqueles que em algum momento colaboraram para o sucesso dessa obra.

Pela realização desta exposição gostaria de agradecer:

A Maria Eduarda, Suely e Verônica, por me guiarem nos primeiros passos da aventura de uma curadoria;

A Gustavo Peixoto, pela inspiração para muitas idéias que hoje estão aqui presentes.

A Zezé, Mônica, Carla, Ana, Joaquim, Lia, Tania, Eliane, pelo estímulo e colaboração.

À Conservação, Jayme, Gilvania e equipe, pelo carinho no preparo do acervo para esta mostra.

A toda a equipe de eventos e seus técnicos, por ajudar a fazer este evento acontecer.

A designer Marcela, pelo belo projeto expositivo.

Aos autores das obras utilizadas, pela permissão de inclusão de seus textos no espaço da exposição.

Finalmente, gostaria de fazer dois agradecimentos especiais:

Ao nosso fotógrafo Marcos Gusmão, também conhecido como Capitão, que, ao chegar na obra, com sua simpatia seduziu a todos nós e que, com seu olhar de arquiteto, obteve as belas imagens que hoje aqui exibidas.

A todos os trabalhadores, operários e artífices que atuaram nessa obra. Poder testemunhar o trabalho de todos vcs foi uma experiência inestimável.

São suas AS MÃOS QUE RESTAURAM O TEMPO.

Muito Obrigado!

Luiz Antonio Lopes de Souza
Arquiteto
Fundação BIBLIOTECA NACIONAL