BNDigital

Povos Originários

< Voltar para Dossiês

Apresentação

Por Naira Silveira

O pano de fundo desse dossiê, e dessa temática em especial, é o alinhamento com a Agenda 2030. Os indicadores temáticos para a Cultura na Agenda 2030 abarcam entre diversas ações o direito às minorias. Embora não exista uma definição clara sobre minorias (Unesco, 2020), nelas se encontram os povos originários e os quilombolas, estes últimos abordados em dossiê próprio.

O conhecimento dos povos originários, que no Brasil são representados pelos povos indígenas, tem caraterísticas próprias, pois é um conhecimento construído por gerações de modo coletivo, estrutura diferente da cultura ocidental.

Quando a biblioteca incorpora em seu acervo documentos oriundos dos povos indígenas é necessário se debruçar sobre esses documentos e desvendá-los. Depois, adotar instrumentos (ocidentais) para representar esse documento no catálogo de modo condizente com a realidade de sua elaboração e as demandas dos usuários daquela biblioteca.

É comum encontrar registros bibliográficos indicando o “povo indígena” apenas como assunto de uma obra, quando na verdade o povo indígena seria o responsável pela obra, o autor. Neste sentido, uma das funções básicas de um catálogo, que é reunir obras de um mesmo autor, fica comprometida e as vozes dos povos indígenas são silenciadas e esquecidas.

A Biblioteconomia tem o papel de dar vozes a todos os povos. Não respeitar esse princípio causa prejuízos não só aos povos indígenas mas à sociedade como um todo, que deixa de ter acesso ao conhecimento ancestral, fundamental nos dias de hoje, em especial para preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

Sendo assim, esse dossiê pretende discorrer sobre os termos índios, indígenas e povos originários e questões relacionadas ao conhecimento indígena e às bibliotecas. Por fim, são apresentadas as obras presentes em seu catálogo relacionadas aos povos originários brasileiros: os povos indígenas.

Referências

 UNESCO. Indicadores cultura 2023. Paris: UNESCO, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373570. Acesso em: 16 dez. 2023.

Parceiros