BNDigital

Literatura Matriz Afro-Brasileira

< Voltar para Dossiês

Apresentação

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) é a mais antiga instituição cultural brasileira, trata-se da maior biblioteca do país e uma das mais importantes do mundo. Compete à Biblioteca Nacional captar, preservar e difundir os registros da memória bibliográfica e documental nacional bem como fomentar a produção de conhecimento por meio de estudos e pesquisas. A produção de conhecimento na FBN tem duplo foco: os acervos de memória cultural brasileira e os próprios processos, tarefas e atividades exercidas pela instituição.

O presente dossiê intitulado Literatura matriz Afro-Brasileira percorre o acervo da FBN e apresenta um pouco da produção editorial especializada em cultura africana e afro-brasileira, de autores negros e suas obras presentes em seu catálogo.

No que se refere à literatura afro-brasileira, têm-se que:

O conceito de literatura afro-brasileira, afrodescendente, afrodiaspórica ou negra está em ascensão desde a década de 1970, mas ainda não foi completamente institucionaliza- do e permanece em tensão, reflexo dos próprios debates étnicoraciais, dentro e fora da academia. [...]. Sobre a institucionalização, tomando o ano de 2020 como parâmetro, observamos que não há no Brasil nenhuma linha de pesquisa dentro dos Estudos de Literatura Brasileira dedicada especificamente à literatura negra ou afro-brasileira (Maringolo; Marra, 2022).

Considerando as discussões contemporâneas, esse dossiê buscou revelar as autoras e autores que se identificam com a literatura de matriz afro-brasileira. Embora incompleto e em permanente construção, há exemplos importantes que moldam nossa cultura.

Referências

MARINGOLO, Cátia C. B.; MARRA, Laísa. Literatura Afro-brasileira: textualidade e corporeidade. Literafro, Belo Horizonte, 10 mar. 2022. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/arquivos/autoras/Artigo_Ctia_Lasa_rev.pdf. Acesso em: 28 dez. 2023.

Parceiros