BNDigital

Literatura Matriz Afro-Brasileira

< Voltar para Dossiês

Reflexões Finais

Para compor os acervos de bibliotecas, salas e espaços de leitura das escolas, instituições, assim como das residências, é importante a escolha de autores plurais que produzam histórias plurais. Neste sentido, a caminhada antirracista precede a leitura em si, pois solicita que profissionais da educação, famílias e cuidadores compreendam que uma seleção de títulos literários pode e deve ser feita de forma planejada, antirracista e diversa.

Os livros podem ser instrumentos que possibilitam o início de conversas sobre temas dolorosos; como o racismo. Apresentar obras antirracistas com protagonismo infantil negro não estereotipado para as crianças desde a primeira infância é demonstrar que histórias importam, pessoas negras importam.  É vacinar a sociedade para um desenvolver-se humano, como manifestou Linhares (2021).

Através da literatura existe a possibilidade de apresentar às crianças diferentes formas de ver, de pensar e de viver o mundo. Praticar o antirracismo é tarefa de toda a sociedade e a literatura antirracista é um meio potente para a formação de uma sociedade antirracista.

Parceiros