BNDigital

Apresentação

< Voltar para Exposições virtuais

Apresentação

 

A Irlanda é parte de nossa – tão brasileira – constelação de etnias, assembleia de vozes múltiplas, a partir de cuja pluralidade traduzimos o presente.

Duas ilhas, a de Esmeralda e Santa Cruz: Irlanda e Brasil, com seus antigos nomes fundadores. Desenham, ambas, um arquipélago, no generoso “mapa-múndi” da Biblioteca Nacional. Trata-se de uma elevada prática de diálogo, bilateral: a diplomacia do livro e da cultura, nos vários suportes e camadas, que envolve os setores desta Casa.

Não fosse a literatura da Irlanda, boa parte do século XX teria ficado mais pobre, subtraindo seu vigor criativo. Penso em Wilde, Heaney e Yeats. Mas, sobretudo, em Joyce, cuja tradução do Ulysses constitui um dos mais belos capítulos de nosso diálogo literário.

Não posso não falar de Swift, fundamental, em tantas frentes, incluindo Machado de Assis. A invenção de uma língua artificial. E da oportuna metáfora da biblioteca, dos livros, à noite, solitários, em paz.

Ao sediar a presente exposição, a Fundação Biblioteca Nacional cumprimenta a Embaixada e o Consulado Geral da Irlanda no Brasil pela iniciativa desse encontro histórico.

 

Marco Lucchesi,


Presidente da Fundação Biblioteca Nacional




Consulte aqui o catálogo da exposição.