BNDigital

Introdução

< Voltar para Exposições virtuais

Introdução

Em comemoração ao centenário da Coordenação de Publicações Seriadas (CPS), apresentamos a exposição “Uma janela para o armazém de periódicos”, que busca resgatar a história da construção desta Coordenação e seu acervo.

Em 6 de setembro de 1922, foi oficialmente criado o primeiro espaço destinado a processar e armazenar exclusivamente as publicações seriadas na Biblioteca Nacional. O acervo, antes distribuído nas outras seções da instituição, passou a ser concentrado na antiga 4ª Seção. Com isso, jornais, revistas, boletins e demais publicações com periodicidade diária, semanal, quinzenal, mensal, bimestral, dentre outras – publicações seriadas, em seus mais variados formatos e tipos de suporte, ou “periódicos” como costumamos chamar –, passaram a ser tratados de forma independente, respeitando suas características documentais e biblioteconômicas.

Desde então, o acervo não para de crescer e reúne, atualmente, a coleção de publicações seriadas mais completa e antiga do país. São 81.180 títulos e 372.388 volumes, localizados no prédio sede da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e no prédio anexo, na região portuária da cidade do Rio de Janeiro. Parte dessa documentação também está disponível na Hemeroteca Digital Brasileira, onde pode ser acessada remotamente.

Uma biblioteca não é formada apenas pelo seu acervo, mas também por aqueles que o tratam e o consultam, ajudando a mantê-lo vivo. A partir da curiosidade dos servidores em descobrir um pouco da história da unidade a qual pertencem, buscamos, por meio da pesquisa em documentos internos, relatórios institucionais e no próprio acervo da FBN, trazer à luz o legado até então pouco explorado da CPS desde sua criação. Assim, essa exposição é uma das formas que encontramos para reconhecer e homenagear todos aqueles que, com seu trabalho e dedicação, participaram da construção da Coordenação de Publicações Seriadas ao longo dos últimos cem anos.