BNDigital

Nossas coleções e Preciosidades

< Voltar para Exposições virtuais

Nossas coleções e Preciosidades

Todo o acervo da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) é, por si só, uma grande coleção de documentos que, para melhor preservação, é dividida de acordo com as suas características: periodicidade, suporte, tipo de documento – se é iconográfico, mapa, livro, jornal, partitura. Entretanto, dentro desse volume maior de obras, alguns conjuntos recebem uma identificação através dos seus doadores gerando assim uma coleção. Destacamos três dessas coleções que estão, parcialmente, guardadas na Coordenação de Publicações Seriadas (CPS): EBAL (Editora Brasil-América Limitada), D. Thereza Christina Maria e Mário Pedrosa.

As revistas ilustradas, por sua vez, fazem parte do rol das preciosidades do acervo. Representantes do processo histórico do desenvolvimento da imprensa no Brasil, trazem marcas de revoluções técnicas, jornalísticas, textuais – imprimindo, em suas páginas, muito além das imagens: expressam as marcas de um tempo passado, da cultura e da sociedade brasileira. Algumas trazem as primeiras experiências de capas coloridas, ilustrações, textos e fotografias coexistindo nas mesmas páginas – técnica de combinação de diferentes elementos em uma mesma impressão que teve seu desenvolvimento em fins do século XIX e tornou-se símbolo de modernidade e sofisticação para revistas que as utilizavam em suas páginas.

Preciosidades encontradas no acervo, O Tico-tico – o primeiro quadrinho infantil do Brasil –, Careta e Fon-fon são algumas das revistas essenciais para quem procura saber mais sobre política, artes, literatura, crítica social, moda e cultura, na primeira metade do século XX.



Audiodescrição