BNDigital

Um resgate de objetos de memorias

< Voltar para Exposições virtuais

Um resgate de objetos de memorias

Este módulo visa resgatar os objetos de trabalho e os registros dos espaços ocupados pela unidade ao longo dos anos.

Em 1907, com o Decreto n° 1825, fica estabelecida a remessa de obras impressas à Biblioteca Nacional, incluindo revistas e jornais. Já em 1911, o Regulamento da Biblioteca Nacional estruturou as seções e seus respectivos acervos, definindo que as publicações periódicas estariam na abrangência da 1ª Seção (Impressos). Os registros do acervo de periódicos passaram a ser feitos em fichas apropriadas, que serviam também para os catálogos, por funcionários selecionados para lidar exclusivamente com aquele material. Na mesma ocasião, designou-se uma sala especial para a consulta de publicações periódicas.

Aos poucos, se consolidou a ideia da importância e da necessidade de uma separação dos acervos e de uma seção específica para os periódicos, o que se define com o Decreto n° 15.670, de 6 de setembro de 1922. Com o passar dos anos – e das mudanças de regulamento – estruturou-se o que hoje conhecemos como Coordenação de Publicações Seriadas.

Um pouco dessa história pode ser observada através de fotos e das fichas de processamento técnico (catalogação, classificação, designação de autoridade e cabeçalho de assunto), manuais, relatórios do setor, formulários de inventário, carimbos e fichas de consulta ao acervo.



Audiodescrição