BNDigital

Um armazém de diversidades

< Voltar para Exposições virtuais

Um armazém de diversidades

Se olhássemos o armazém da Coordenação de Publicações Seriadas (CPS) por uma janela, nos depararíamos com uma variada amostra documental, que engloba tanto tipologias diversas quanto assuntos variados. Dentre o material preservado, encontramos: documentos acadêmicos, religiosos, informativos gerais, jornais diversos, infanto-juvenis, LGBTQIA+, dos povos originários, do movimento negro, publicações médicas, revistas de decoração, paisagismo, arquitetura, periódicos de artes, literatura, história, boletins administrativos, relatórios, indicadores populacionais.

Isso se deve à missão da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), ou seja, a guarda patrimonial de todo o produto documental, impresso ou digital, publicado no país – devendo ser encaminhado, para a FBN, um exemplar desses documentos, de acordo com Depósito Legal, dispositivo vigente desde 1907 e atualizado em 2004. Daí essa enormidade de publicações armazenadas em nosso prédio sede e no prédio anexo.

Selecionamos nesse módulo, dentre uma infinidade de documentos, jornais de bairro como O Tagarela e revistas literárias como a Revista de Antropofagia. A revista ARTERIA é um exemplar do tipo artístico que, em vários formatos e tamanhos, é um convite ao exercício da criatividade. Marcam presença, igualmente, as revistas infanto-juvenis Recreio e Mad, as Histórias em Quadrinhos: Bolinha, Superbraille – o primeiro quadrinho em braille –, e o mangá Akira que, publicado na década de 1990, foi adaptado para o padrão ocidental de leitura.

Nossa seleção não pretende esgotar as possibilidades de títulos e exemplos de documentos que são depositados na CPS. O objetivo desse recorte é, na verdade, convidar o público a conhecer esse rico acervo e, a partir daí, consultar nosso catálogo – disponível no sítio da FBN -, e navegar na Hemeroteca Digital Brasileira. Quem sabe outras curiosidades e preciosidades não são desvendadas?



Audiodescrição