BNDigital

< Voltar para Exposições virtuais

Socialismo em Dois Tempos

Leitor ávido das obras dos viajantes-cronistas que passaram pelo Brasil, Caio Prado Júnior, após uma viagem pela antiga URSS no início da década de 1930, profere uma série de palestras no Clube dos Artistas Modernos. Dada a curiosidade que todos tinham pelo regime soviético, seu relato é transformado no livro U.R.S.S., um novo mundo, editado em 1934.


“Para finalizar, direi que a União Soviética se apresenta hoje como uma vasta estrutura em construção. Não há, creio, comparação melhor que se adapte ao caso. O seu aspecto é realmente este: o de uma construção em que falta ainda o acabamento, o ajustamento final de todas as suas partes. Quem observa a União Soviética superficialmente enxerga uma desordem aparente. É a desordem enganadora de uma construção, onde andaimes toscos e provisórios, paredes mal acabadas, materiais espalhados por toda parte, escondem o plano de conjunto que lentamente se vai esboçando no meio desta confusão que primeiro nos choca os sentidos. É isto a União Soviética atual.” (pp. 239-240)


Em O mundo do socialismo, Caio Prado Júnior traz um relato de sua passagem por diversos países do bloco socialista. Em vez de apenas descrevê-los, como havia feito quase trinta anos antes, busca as causas daquilo que presenciou e os frutos dessa experiência inovadora.

“Já se pode falar do mundo socialista e analisar suas realizações sem ser para o fim de o ‘julgar’, e sim com o objetivo – e é realmente isso que pode e deve interessar – de compreender a grande experiência que nele se promove e continua a se promover, e tirar dela as grandes lições que oferece. É nesse sentido que orientei minha viagem pelo mundo do socialismo (...)”. (p. 182-183)