BNDigital

O Ativista

< Voltar para Exposições virtuais

O Ativista


Caio da Silva Prado Júnior nasceu em São Paulo no dia 11 de fevereiro de 1907, sendo o terceiro dos quatro filhos de Caio e Antonieta Silva Prado (Eduardo, Yolanda, Caio e Carlos). A família Álvares Penteado, do lado materno, era uma das mais influentes de São Paulo: sua importância e fortuna remontavam aos tempos coloniais e alguns de seus membros exerceram papéis de destaque na vida político-econômica do Estado de São Paulo.

Caio Prado iniciou seus estudos em casa, orientado por professores particulares até ingressar, em 1918, no Colégio São Luís, onde permaneceu até a conclusão de sua formação secundária. Em 1928, aos 21 anos, estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, tornando-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Foi a partir do curso de Direito que iniciou sua preparação crítica no ensaísmo político.

Da elite cafeicultora paulistana ao engajamento político-operário, muito se passou. Trajetória de vida inquieta e o ímpeto de combinar o pensamento com a ação se revelam em alguns episódios da história nacional. Alguns desses episódios são ilustrados a seguir.