BNDigital

História da Ciência no Brasil

< Voltar para Dossiês

Apresentação

No começo do século XXI, a Fundação Biblioteca Nacional disponibilizou ao público o portal da Biblioteca Nacional Digital (BNDigital), uma importante ferramenta que popularizou seus acervos e coleções. Para sua dinamização foram criados dossiês temáticos que ajudam os seus leitores a melhor navegar pelos documentos digitalizados.

Após quase duas décadas de existência, é a primeira vez que a BNDigital possui um dossiê que apresenta uma área de estudos: a História da Ciência no Brasil. Esse foi concebido em plena pandemia da covid-19. Momento em que a relação entre ciência, sociedade e política se torna inequivocamente evidente.

Para atingir este objetivo, o grupo de pesquisa Território, Ciência e Nação do Museu de Astronomia e Ciências Afins foi convidado para executar tal empreitada. Assim, por meio de uma série de artigos de seus pesquisadores, foram reunidos para demonstrar as atuais inquietações e balizas teóricas e metodológicas da área.

Os textos se concentram entre o século XVII e começo do século XX. Esse recorte temporal se justifica para dar luz a um período em que se acreditava que não havia ciência no Brasil. Esta interpretação de nossa tradição científica costuma afirmar que ciência só ocorreu com o advento da universidade nos anos de 1930, antes o que havia eram atividades caracterizadas como pré-científicas.

Na segunda metade do século XX, ocorreu uma renovação da área, com a entrada de profissionais das ciências humanas. Assim, começou a percepção da ciência como uma empreitada coletiva, ligada aos interesses sociais e políticos da sociedade que a produz.

Apesar do esforço dos historiadores e historiadoras da ciência, ainda é lacunar a compreensão de nossa história da ciência nas escolas e graduações. É importante lembrar que a disciplina de história da ciência é pouco ministrada nos níveis de graduação no Brasil, apesar do crescente número de pós-graduações na área.

Nota para os leitores: Os textos estão disponíveis aqui. Em cada texto vocês encontrarão um item para saber mais dos temas. O dossiê não é exaustivo, é uma obra aberta para aproveitar o lado bom do mundo digital e será atualizada anualmente. Nosso objetivo é dialogar com o público assim, cada texto tem o e-mail do autor para tirar dúvidas e mandar comentários.

Parceiros