BNDigital

Alemanha: 2006

< Voltar para Exposições virtuais

Alemanha: 2006

Pela segunda vez a Alemanha recebeu uma Copa do Mundo de Futebol, em sua décima oitava edição, que teve jogos realizados entre 9 de junho e 9 de julho de 2006, em 12 cidades: Berlim, Dortmund, Munique, Stuttgart, Gelsenkirchen, Hamburgo, Frankfurt, Colônia, Hanôver, Leipzig, Kaiserslautern e Nuremberg.

Uma inovação no regulamento foi a retirada da classificação automática, dispensando as eliminatórias, do último campeão, garantindo a entrada direta apenas para o anfitrião. Assim sendo, o Brasil, vencedor da edição anterior, teve de disputar as eliminatórias para garantir sua vaga. No total, 32 seleções estiveram presentes na Copa:

- Alemanha
- Croácia
- França
- Holanda
- Inglaterra
- Itália
- Polônia
- Portugal
- Sérvia e Montenegro
- Suécia
- Ucrânia
- Suíça
- Espanha
- República Tcheca
- Argentina
- Brasil
- Equador
- Paraguai
- EUA
- México
- Trinidad e Tobago
- Costa Rica
- Arábia Saudita
- Coréia do Sul
- Japão
- Irã
- Angola
- Costa do Marfim
- Gana
- Togo
- Tunísia
- Austrália

Mesmo diante de muita expectativa de vitória, dado o título no torneio anterior, a Seleção Brasileira não alcançou o que se esperava, ficando com a quinta colocação. O país campeão foi a Itália, que disputou a final, na cidade de Berlim, jogando contra a França, com quem empatou em 1 x 1 e só veio vencer na disputa por pênaltis. O artilheiro alemão Miroslav Klose recebeu o prêmio Chuteira de Ouro Adidas por ter marcado 5 gols.

Para essa edição foram selecionados artigos do periódico Jornal do Brasil.