BNDigital

França: 1938

< Voltar para Exposições virtuais

França: 1938

A terceira edição da Copa do Mundo FIFA ocorreu na França em 1938. A escolha da sede se deu em uma conferência ocorrida em Berlim em 1936, derrotando a Alemanha e a Argentina, que ficou descontente por pensar que a Europa e a América do Sul se revezariam como continentes anfitriões. Curiosamente, Argentina e Uruguai se recusaram a participar do torneio, contrariados com a decisão de por uma segunda vez consecutiva a Copa ser sediada na Europa. A Espanha protagonizou a primeira restrição imposta a um país, por estar em estado de guerra, também ficando de fora.

Esta foi a primeira vez em que o anfitrião e o campeão se classificaram automaticamente, sem necessidade de disputar as eliminatórias, como ocorreu para mais 14 países. Contudo, o torneio contou com apenas 15 seleções, das 16 classificadas, pois a Áustria foi unida a Alemanha e sua seleção, portanto, desistiu da competição.

A Copa foi vencida mais uma vez pela Itália em um jogo de final disputado contra a Hungria, de quem venceu por 4 x 2. A classificação final respeitou então a seguinte ordem:

1) Itália
2) Hungria
3) Brasil
4) Suécia
5) Tchecoslováquia
6) França
7) Suíça
8) Cuba
9) Romênia
10) Alemanha
11) Polônia
12) Noruega
13) Bélgica
14) Países Baixos
15) Índias Orientais Neerlandesas (colônia dos Países Baixos, atual Indonésia)

Outra curiosidade é que a Indonésia era, na ocasião, uma colônia dos Países Baixos, então denominada Índias Orientais Neerlandesas. Foi a primeira seleção asiática a disputar uma Copa do Mundo, embora tenha jogado um único jogo, quando foi goleada por 6 x 0 pela Hungria.

Para essa edição do torneio, foram selecionados artigos dos periódicos: Careta, O Globo Sportivo, Sport Illustrado e Diário Carioca.