BNDigital

México: 1970

< Voltar para Exposições virtuais

México: 1970

Coube ao México sediar a nona edição da copa do Mundo FIFA de Futebol. A competição ocorreu entre 31 de maio e 21 de junho de 1970, com partidas realizadas nas cidades de Guadalajara, Cidade do México, Léon, Toluca e Puebla. Foi disputada pelas 16 seleções a seguir:

- México
- Inglaterra
- União Soviética
- Bélgica
- Itália
- Suécia
- Romênia
- Tchecoslováquia
- Alemanha Ocidental
- Bulgária
- El Salvador
- Uruguai
- Peru
- Israel
- Marrocos
- Brasil

Pela primeira vez, Israel, Marrocos e El Salvador disputaram o torneio que contou com uma das melhores seleções já escaladas: o Brasil. Não por menos, a Seleção Canarinho se sagrou tricampeã da competição, em jogo disputado contra a Itália, de quem venceu por 4 x 1 no Estádio Azteca na Cidade do México. Pela primeira vez uma seleção conquistava 3 títulos mundiais e coube ao capitão brasileiro Carlos Alberto Torres receber e erguer a famosa taça Jules Rimet. A vitória brasileira foi amplamente utilizada como elemento de divulgação pelo governo da Ditadura Militar Brasileira.

Uma curiosidade é que dentre os elementos mais marcantes da Copa estão os “não-gols” de Pelé. Na verdade, tratavam-se de jogadas que, apesar de geniais, não resultaram em gols, mas que ficaram eternizadas. Outra curiosidade foi a polêmica envolvendo a contratação de João Saldanha como técnico, seu afastamento e posterior contratação do técnico definitivo, Mário Jorge Lobo Zagallo.

Para essa edição foram selecionados artigos do Periódico Diário de Notícias.