BNDigital

Itália: 1934

< Voltar para Exposições virtuais

Itália: 1934

A Segunda Copa do Mundo FIFA foi disputada na Itália no ano de 1934. Essa edição contou com três seleções a mais que a anterior, tendo sido disputada, portanto, por 16 países. Ocorreu entre 27 de maio e 10 de junho de 1934, tendo a escolha da sede sido realizada em uma convenção em Estocolmo em 1932.

As eliminatórias contaram com 32 países, sendo a metade selecionada para a disputa do torneio. Como não era regra na ocasião, curiosamente o campeão mundial Uruguai não se classificou para o torneio. Em edições posteriores foi decidido que o campeão do último torneio e o país anfitrião teriam suas vagas garantidas.

A Itália enfrentava uma situação política delicada na época e era governada por Benito Mussolini, que viu na competição uma grande oportunidade de promover o regime fascista. As cidades que abrigaram o torneio foram: Bolonha, Florença, Gênova, Milão, Nápoles, Roma, Trieste e Turim.

A Itália se sagrou campeã em um jogo vencido por 2 x 1 contra a Tchecoslováquia. Alemanha e Áustria conquistaram os terceiro e quarto lugares, respectivamente. Os 16 países, por ordem de classificação final, que disputaram o torneio foram:

1) Itália
2) Tchecoslováquia
3) Alemanha
4) Áustria
5) Espanha
6) Hungria
7) Suíça
8) Suécia
9) Argentina
10) França
11) Países Baixos
12) Romênia
13) Egito
14) Brasil
15) Bélgica
16) Estados Unidos

Para essa edição do torneio foram selecionados artigos contidos nos periódicos: Correio da Manhã, Correio de São Paulo, Correio do Paraná e Diário da Noite.