BNDigital

México: 1986

< Voltar para Exposições virtuais

México: 1986

Décima terceira edição do torneio e o México veio, mais uma vez, sediá-lo. As partidas ocorreram entre 31 de maio e 29 de junho de 1986 em 11 cidades: Guadalajara, Puebla, Querétaro, Monterrey, León, Irapuato, Zapopan, Toluca, San Nicolás de Garza, Nezahualcoyoti e Cidade do México.

Originalmente a Copa do Mundo de 1986 deveria ocorrer na Colômbia que, diante de graves problemas econômicos, ficou impossibilitada de realiza-la. Em 1983, depois da recusa de alguns países, como o Brasil, o México aceitou fazê-lo.

Após uma longa eliminatória com 113 países, 24 se classificaram para a disputa:

- México
- Itália
- Brasil
- Argélia
- Alemanha Ocidental
- Argentina
- Bélgica
- Bulgária
- Canadá
- Coréia do Sul
- Dinamarca
- Escócia
- Espanha
- França
- Hungria
- Inglaterra
- Irlanda do Norte
- Iraque
- Marrocos
- Paraguai
- Polônia
- Portugal
- União Soviética
- Uruguai

Curiosamente, pela primeira vez, um treinador foi expulso em um jogo da competição: o paraguaio Cayetano Ré, na partida entre Paraguai e Bélgica. Dois jogadores se destacaram nessa edição: o argentino Diego Maradona e o goleiro belga Jean-Marie Pfaff, eleitos os melhor do torneio.

A final foi disputada no Estádio Azteca, na Cidade do México, entre Argentina e Alemanha Ocidental, com um placar de 3 x 2 em favor dos argentinos. Mais uma vez o jogo foi apitado por um brasileiro, o árbitro Romualdo Arppi Filho.

Para essa edição foram selecionados artigos dos periódicos Última Hora e Jornal do Brasil.