BNDigital

Coréia do Sul e Japão: 2002

< Voltar para Exposições virtuais

Coréia do Sul e Japão: 2002

Pela primeira vez dois países sediaram juntos a Copa do Mundo de Futebol, em sua décima sétima edição, realizada pelo Japão e pela Coréia do Sul. Era o continente asiático estreando como anfitrião do torneio. Ocorreu entre 31 de maio e 30 de junho de 2002 em 10 cidades da Coréia do Sul: Seul, Daegu, Busan, Incheon, Ulsan, Suwon, Gwangjiu, Jeonju, Daejeon e Jeju; e em mais 10 cidades japonesas: Yokohama, Saitama, Shizuoka, Osaka, Miyagi, Oita, Niigata, Ibaraki, Kobe e Saporo. Foi também disputada por 32 seleções, sendo que, pela primeira vez, 3 foram automaticamente classificadas, já que dois países serviram de sede.

- Coréia do Sul
- Japão
- Brasil
- França
- Senegal
- Uruguai
- Dinamarca
- Paraguai
- África do Sul
- Eslovênia
- Espanha
- Turquia
- China
- Costa Rica
- Polônia
- EUA
- Portugal
- Alemanha
- Irlanda
- Camarões
- Arábia Saudita
- Suécia
- Inglaterra
- Argentina
- Nigéria
- México
- Itália
- Equador
- Croácia
- Tunísia
- Bélgica
- Rússia

Algumas surpresas marcaram essa Copa do Mundo, como a eliminação da então campeã, França, ainda na primeira fase, e a boa classificação final da Turquia, que ficou com o terceiro lugar, e da anfitriã Coréia do Sul, que terminou em quarto e foi a primeira seleção asiática a figurar entre os cinco melhores do mundo.

O técnico brasileiro Luis Felipe Scolari, o Felipão, embalou o Brasil em 7 jogos invictos e garantiu o título de pentacampeões do mundo para nossa seleção. A final foi disputada em Yokohama, no Japão, entre Brasil e Alemanha, com o placar de 2 x 0 em nosso favor. Coube ao capitão Cafu levantar a taça da vitória.

Para essa edição foram selecionados artigos do periódico Jornal do Brasil.