BNDigital

UM OFICIAL DA MARINHA, UM COMERCIANTE E UM MÉDICO

< Voltar para Exposições virtuais

UM OFICIAL DA MARINHA, UM COMERCIANTE E UM MÉDICO

 

Bartholomew Hayden (1792-1857) foi um dos vinte irlandeses contratados a partir de 1823 pela Marinha Imperial Brasileira para consolidar a independência do Brasil de Portugal, que havia sido declarada por Dom Pedro I no ano anterior. Hayden estava presente quando o inimigo foi expulso de sua base principal na Bahia em 1823. Durante a Guerra da Cisplatina, de mais de dois anos, do Brasil contra a atual Argentina (1825-1828), Hayden capturou um corsário argentino e depois infligiu sérios danos às forças navais argentinas lideradas por seu compatriota irlandês, William Brown. Hayden comandou dez navios e encerrou sua distinta carreira como Capitão de Mar e Guerra .

Em seu livro Findlaters, The Story of a Dublin Merchant Family, Alex Findlater lembra-se de que

 
em 1831 houve uma revolução no Brasil, e Dom Pedro I abdicou. Adam, um membro da família que estava no Brasil havia oito anos, estabelecera uma parceria comercial como Miller & Findlater. Durante tumultos no Rio de Janeiro, as instalações da empresa foram incendiadas. A empresa mudou-se para a Bahia. Tecidos confeccionados e têxteis foram embarcados para a Bahia, e açúcar e algodão de volta para a Europa.

Os livros da empresa (1830-1839) sobreviveram e revelaram a exportação de grandes quantidades de cerveja escura engarrafada durante esse período, fabricada por Arthur Guinness e vendida como Pure Dublin Porter, da Findlater, com rótulos de garrafa representando trevos!

Dr. Ricardo Gumbleton Daunt (1818-1893), nascido em Kilcascan Castle, condado de Cork, foi um pioneiro da medicina de saúde pública no Brasil. Em 1843, chegou ao Rio de Janeiro. Partiu de São Paulo para Campinas em 1845, onde desempenhou papel de destaque como protetor das tradições locais e como médico dos pobres e defensor de pessoas com deficiência. Foi político e dominava mais de dez idiomas. Era um genealogista obcecado e conquistou fama como um luminar da Medicina.