BNDigital

SÃO PATRÍCIO E OS MISSIONÁRIOS IRLANDESES

< Voltar para Exposições virtuais

SÃO PATRÍCIO E OS MISSIONÁRIOS IRLANDESES

 

São Patrício é o santo padroeiro da Irlanda, e o Dia Nacional da Irlanda – 17 de março – é nomeado em sua memória. O Dia de São Patrício é uma celebração global do que significa ser irlandês e, no Brasil, tornou-se um grande evento. Em dezenas de cidades do país, os brasileiros celebram os laços com a Irlanda e desfrutam da comida, bebida, música e dança irlandesas. Todo dia de São Patrício, em muitos locais icônicos ao redor do mundo, monumentos brasileiros são iluminados de verde – incluindo o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Palácio dos Bandeirantes em São Paulo e o Teatro Amazonas em Manaus.

O primeiro missionário irlandês a chegar ao Brasil foi o jesuíta Thomas Field, de Limerick, em 1577. Trabalhou entre os tupis da Bahia e com os padres jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, que fundaram uma missão católica, em 1554, que se tornou a cidade de São Paulo.

Milhares de missionários irlandeses de congregações religiosas masculinas e femininas trabalham no Brasil desde então: Jesuítas, Redentoristas, Dominicanos, Oblatos de Maria Imaculada, Sagrados Corações, Espiritanos, Missionários de São Patrício, Irmãs da Misericórdia, Irmãs do Santo Rosário, Dominicanas, Irmãs Ferrybank, entre outras.

Desde a década de 1960, missionários irlandeses têm se dedicado às populações mais pobres e desfavorecidas do Brasil, nas periferias das grandes cidades, em comunidades e por meio da capelania prisional. Seu trabalho envolve fortalecer a sociedade civil e dar voz a essas populações na sociedade brasileira.

Em 2019, Pe. Patrick Clarke foi agraciado com o Presidential Distinguished Service Award, pelo Presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, em reconhecimento por 40 anos de serviços em benefício de populações marginalizadas na Vila Prudente, em São Paulo.

Segundo o Dr. Fernando Altemeyer Junior (PUC-SP), que trabalhou com missionários irlandeses em São Paulo por 20 anos, “os missionários irlandeses têm o mesmo senso de humor dos brasileiros, e têm desempenhado um papel fundamental na construção da democracia no Brasil”.