BNDigital

Curadoria

< Voltar para Exposições virtuais

Curadoria

 

O objetivo desta exposição é compartilhar um fragmento da longa história dos irlandeses e da literatura irlandesa no Brasil. A exposição, física e virtual, lançada na magnífica Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, reflete, em parte, aspectos de minha ampla pesquisa incluindo dados biográficos e documentais que serão disponibilizados na própria Biblioteca.

A exposição está dividida em duas áreas: a presença histórica dos irlandeses no Brasil e a presença intelectual dos irlandeses no Brasil, representada por mais de 60 ficcionistas, poetas e dramaturgos irlandeses por meio de mais de 500 traduções.

A originalidade da mostra é que ela reúne, pela primeira vez, histórias sobre a chegada do primeiro irlandês ao Brasil, tentativas de estabelecimento de assentamentos em quatro regiões brasileiras, inclusive a Amazônia, o impacto da independência da Irlanda na imprensa brasileira, a contribuição de missionários e uma série de personalidades e famílias de ascendência irlandesa para o desenvolvimento do Brasil, a exemplo da esposa irlandesa do Patriarca da Independência do Brasil.

A exposição mostra ainda que, no século XIX, viajantes irlandeses escreveram sobre o país, e jornais em Dublin e Belfast destacaram a visita pouco conhecida de Dom Pedro II e da imperatriz Teresa Cristina à Irlanda, em 1877!

As pesquisas para esta exposição começaram há mais de 25 anos.

 


Peter O’Neill, curador


Peter O’Neill, ex-assessor do Consulado Geral Honorário da Irlanda no Rio de Janeiro para assuntos ligados à cultura, ao turismo e ao comércio exterior; membro ex officio da Comissão Europeia de Turismo em São Paulo para a divulgação da Irlanda na imprensa e em setores turísticos locais; pioneiro no Brasil na promoção da Irlanda como um novo destino para cursos de inglês; pesquisador independente desde 1995 sobre a história dos irlandeses no Brasil; autor de Links between Brazil and Ireland (1999); membro da Associação Brasileiras de Estudos Irlandeses e da Associação Brasileira de Arte Fotográfica.


 

A presença intelectual, literária e artística da Irlanda no Brasil compõe de maneira orgânica a exposição Irlandeses no Brasil.

Os painéis dedicados a essa presença abordam: clássicos da literatura irlandesa traduzidos no Brasil, como Jonathan Swift e Oscar Wilde; escritores irlandeses agraciados com o Prêmio Nobel de Literatura – William Butler Yeats, George Bernard Shaw, Samuel Beckett e Seamus Heaney –, todos disponíveis em tradução no Brasil; o célebre James Joyce, cuja obra, com exceção de parte de suas cartas, encontra-se integralmente traduzida aqui; a literatura irlandesa contemporânea, destacando autores e autoras com obras publicadas em tradução, que foram objeto de pesquisas acadêmicas em universidades brasileiras, ou que visitaram o Brasil – como Colm Tóibín, Anne Enright, Edna O’Brien, Colum McCann e John Banville, dentre muitos outros; o teatro irlandês nos palcos brasileiros; o cinema, a música e a dança da Irlanda no Brasil; bem como um breve panorama dos Estudos Irlandeses no Brasil.

Os livros exibidos pertencem ao acervo da Biblioteca Nacional, e os textos dos painéis foram escritos com a colaboração de especialistas em literatura, artes e tradução, o que confere ao conjunto de painéis uma dinâmica fluida e pluriestilística.

Cabe agora ao público a apreciação da riqueza histórica, literária e artística dos irlandeses no Brasil!

 

 Profa. Dra. Beatriz Kopschitz Bastos, curadora


Profa. Dra. Beatriz Kopschitz Bastos, Programa de Pós-Graduação em Inglês e Núcleo de Estudos Irlandeses (UFSC). Graduação em Letras (UFJF); especialização em Literaturas de Língua Inglesa (UFF); Master of Arts in English (Northwestern University); doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP); pós-doutorado (UFSC). Pesquisadora visitante em: University College Dublin; University of Galway; Trinity College Dublin. Representante do Brasil na International Association for the Study of Irish Literatures; membro do Ulysses Council do MoLI – Museum of Literature Ireland; diretora da Cia Ludens; ex-diretora da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses.